Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Jovens santa-helenenses devem se alistar no Serviço Militar

A data final para o cadastro é 30 de junho.

  • 17/03/2021
  • Foto(s): Divulgação
  • Policial
Jovens santa-helenenses devem se alistar no Serviço Militar

Os jovens santa-helenenses que completam 18 anos em 2021 devem se inscrever para o alistamento militar obrigatório exclusivamente por meio do site de alistamento militar (www.alistamento.eb.mil.br). A data final para o cadastro é 30 de junho.

Aqueles que não possuem acesso à internet devem comparecer presencialmente à Junta de Serviço Militar (JMS) localizada na Praça Central ao lado da Casa do Artesanato. Se for comparecer até a Junta do Serviço Militar, é importante que o jovem esteja com máscara, conforme destaca o secretário da Junta Militar em Santa Helena, Ramil José dos Santos.


CADASTRO - Para iniciar o processo de cadastro, o candidato deve apresentar documentos de identificação com foto e de residência que comprovem sua situação. Confira a lista: Certidão de Pessoa Física (CPF); Carteira de identidade; Comprovante de endereço com CEP; Endereço de e-mail; e Telefone.

Após preencher o formulário, acompanhe os próximos passos no mesmo site. O acesso é feito com o número do CPF e a senha criada no momento do cadastro.

O processo de seleção para as Forças Armadas ocorre de 1º de julho a 28 de outubro.

Serão feitas avaliações de conhecimentos gerais, exames médicos e psicotécnicos para aprovação ou dispensa do serviço militar.

Se aprovado, a prestação do serviço militar será de 12 meses, prazo que pode ser reduzido por dois meses ou estendido em mais seis meses. Se dispensado, o candidato recebe o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) e acorda a apresentar-se caso seja necessário.

IMPEDIMENTOS - Caso o candidato perca o período de alistamento ou não cumpra a Lei nº 4.375, de 1964, que coloca o serviço militar para jovens do sexo masculino como obrigatório, está sujeito a multa e fica em débito com o Serviço Militar.

Isso gera impedimentos como não poder tirar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), obter ou renovar passaportes, matricular-se em instituições de ensino ou editais para concurso público, assinar contratos com governos e empresas e ingressar no serviço público.


Fonte: EBC