Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Fim de ano, carnaval, chegada da vacina e variantes: a mistura explosiva para o descontrole da pandemia

Pesquisador da Fiocruz explica quais os motivos que levaram a pandemia de covid-19 entrar em situação tão crítica no Brasil.

Fim de ano, carnaval, chegada da vacina e variantes: a mistura explosiva para o descontrole da pandemia

A Fundação Oswaldo Cruz divulgou nesta semana um boletim que aponta o agravamento da pandemia de covid-19 no Brasil. De acordo com a Fiocruz, 19 unidades da federação têm taxas de ocupação de leitos de UTI acima de 80%. Além disso, nas últimas semanas, o número de casos e óbitos decorrentes da doença batem recordes diários no país. E a tendência, de acordo com os pesquisadores, é de piora.

Ou seja, o que a Saúde do Paraná está vivendo não é uma situação isolada. A pandemia está em descontrole em todo território nacional. O coordenador do Observatório Covid 19 da Fiocruz, Carlos Machado Freitas, afirma que uma mistura de fatores levou os estados brasileiros a chegarem ao colapso em seus sistemas de saúde: festas de final de ano, carnaval, a chegada da vacina e das variantes do coronavírus.

Freitas também descreve quais atitudes que população e poder público devem tomar nesse momento, para tentar conter a pandemia. E avisa que o distanciamento social e as medidas de higiene devem ser mantidos até que o fim da pandemia seja decretado pelas autoridades de saúde internacionais.

O pesquisador também salienta a necessidade de proteger a população mais vulnerável.

Confira a reportagem completa produzida pela AERP - Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná:


Fonte: Juliana Sartori /AERP - Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná