Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Escolas de Foz terão livro com a história e geografia da cidade

  • 19/05/2016
  • Foto(s): Assessoria de Imprensa
Escolas de Foz terão livro com a história e geografia da cidade
A Secretaria Municipal da Educação de Foz está disponibilizando em toda a rede municipal de ensino o livro ???História e Geografia ??? Coletânea do Município???. A publicação com 74 páginas será lançada oficialmente durante as comemorações da Semana do Turismo, em setembro.

O material produzido pela Secretaria, com o apoio do Instituto Polo Internacional Iguassu, tem o objetivo de colaborar com o conteúdo pedagógico turístico trabalhado com as turmas do quarto e quintos anos, difundindo a curiosidade e valorização das memórias e histórias do município. Além de despertar nesse público o interesse pela qualificação profissional cultural e turístico. 

A capa do livro é ilustrada com as principais atrações turísticas do município. Os caminhos da leitura são guiados pelo Andorinhão, um pássaro que habita sob as quedas das Cataratas do Iguaçu. O personagem estilizado está em quase todas as páginas, ressaltando curiosidades e destaques da história e geografia do município. Os textos curtos e simples são acompanhados de fotos, gráficos, mapas,  que deixam a leitura simples e dinâmica, além de colaborar na visualização do tema tratado.

No capítulo inicial começa com a existência do universo e o município dentro desse contexto. A partir disso é contado de forma breve o descobrimento das Américas e do Brasil, os tratados e acordos que definiram a divisão dessas novas terras descobertas. As páginas seguintes trazem os primeiros habitantes da Foz, a emancipação do município que começou como colônia militar. 

O segundo capítulo trata da atualidade destacando a economia do município, as principais atrações turísticas e um breve histórico dos mesmos. Foi reservado espaço para mostrar a gastronomia, apresentando receitas típicas. No mapa do Paraná é possível verificar os acessos fluvial, aéreo e terrestre ao município, seguido do relevo, altitude, clima, vegetação e hidrografia.

O capítulo de número três trata das características do espaço do município: seus aspectos rurais- com as principais culturas cultivadas, as comunidades rurais. A divisão da cidade em doze regiões e a localização  das mesmas está em mais um mapa do município. Outros temas desse capítulo são: a organização urbana, modificação dos espaços urbanos, serviços públicos disponibilizados. 

Tem ainda os símbolos do município como a letra do hino, do Ipê Roxo que é a árvore símbolo. ?? possível consultar como está estruturado os poderes município, a discriminação das secretarias, os nomes dos vereadores da atual legislatura. Tem os endereços do poder judiciário. A edição é finalizada com a galeria de fotos dos prefeitos que administraram a cidade e a lista completa das 51 escolas municipais e dos 36 centros municipais de educação infantil ??? CMEIs.

De acordo com a secretária da Educação, Lisiane Sosa, ???foram impressos 5,2 mil exemplares. Os livros serão distribuídos em todas as escolas municipais e farão parte do acervo das mesmas, para serem trabalhados e consultados pelos estudantes, principalmente das turmas de quarto e quintos anos???, destaca Lisiane.

O material que valoriza e apresenta o patrimônio histórico, cultural e turístico do município, também ofertou aos estudantes dessas turmas atividades práticas. Em parceria com o Instituto Polo Internacional Iguassu, por meio do Programa Integrado de Educação Turística ??? PIET, estudantes , professores e coordenadores participaram de visitas técnicas ao Parque Nacional do Iguaçu. 

Em 2015 foram 120 turmas, com um total de 3,1 mil alunos e neste ano 175 turmas totalizando 4.875 estudantes. Também 118 turmas que somaram 3.063 alunos realizaram visita técnica na Usina de Itaipu.

Com base nessas visitas os alunos produziram materiais que foram inscritos em concursos de texto e fotografia, com prêmios para os três primeiros colocados. Durante as comemorações da Semana do Turismo, além do lançamento do livro, está sendo programada exposição de fotografias de alunos do quinto ano e exposição de poemas de alunos do quarto ano. 

A elaboração do livro tem como proposta ampliar o conhecimento turístico e do patrimônio histórico da cidade, que é desconhecido pela maioria dos estudantes. Esse conhecimento permite que o aluno aprenda a resguardar a memória da comunidade e se sinta parte dela.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533