Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Sobe para 19 o número de cidades em emergência por conta de estragos da chuva

  • 10/12/2015
  • Foto(s): Gabriela Pavão do G1 MS
Sobe para 19 o número de cidades em emergência por conta de estragos da chuva
Subiu para 19 o número de municípios de Mato Grosso do Sul que decretaram situação de emergência por conta dos estragos provocados pelas chuvas das últimas semanas. Mundo Novo, a 458 km de Campo Grande, entrou para a lista e calcula prejuízos de cerca de R$ 4 milhões a psicultores, segundo informou a Defesa Civil do município nesta quinta-feira (10).

Das cidades em situação de emergência, 14 foram reconhecidos pelo governo do estado: Tacuru, Naviraí, Itaquiraí, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Amambai, Iguatemi, Sete Quedas, Paranhos, Caarapó, Juti, Novo Horizonte do Sul, Japorã e Eldorado.

Os demais municípios decretaram emergência sem a intermediação da Defesa Civil e aguardam confirmação do governo do estado: Mundo Novo, Campo Grande, Deodápolis e Jardim e Bela Vista.

Mundo Novo fica no sul do estado e é vizinha de outros municípios que já tinham decretado emergência. Segundo a Defesa Civil municipal, os maiores estragos foram na zona rural, onde a psicultura e agricultura foram afetados. No caso dos tanques de peixes, a perda chega a 100%, segundo o órgão.

Ministro

O ministro de Integração Nacional, Gilberto Occhi, visitou na terça-feira (8) a região sul do estado, mais afetada pelas chuvas. Ele prometeu ajuda, mas não garantiu recursos federais para a recuperação das cidades.

Occhi e o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) sobrevoaram as cidades de Naviraí, Amambai, Tacuru, Caarapó e Juti para verem a dimensão dos estragos. Em Tacuru, Reinaldo esteve na entrada da cidade onde parte do asfalto foi arrancada. No município de Caarapó, o governador foi até o balneário onde uma barragem se rompeu no fim de semana.

Já em Amambai, Reinaldo esteve na rodovia MS-289 que liga a cidade a Coronel Sapucaia. O governo calcula que 3 mil quilômetros de rodovias tenham ficado danificados, além de 80 pontes.

Fonte: G1 MS

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533