Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

MP quer suspender provas de PSS marcadas para domingo, mas Seed mantém

São cerca de 40 mil candidatos para 4 mil vagas.

MP quer suspender provas de PSS marcadas para domingo, mas Seed mantém

O Ministério Público do Paraná interpôs, nesta quinta-feira (7), um recurso junto ao Tribunal de Justiça do Paraná para que seja suspensa a realização das provas do processo seletivo simplificado (PSS). O processo é para contratação de professores da rede pública estadual de ensino e está marcado para este domingo (10). O pedido do MP é por causa da pandemia de coronavírus, que atingiu a marca de 200 mil mortos no Brasil.

Segundo o MP, a seleção deve ser realizada apenas quando houver indicativos seguros de que a pandemia de Covid-19 está suficientemente controlada. O PSS já gerou uma greve de fome organizada pela APP-Sindicato após uma invasão à Assembleia Legislativa do Paraná.

O Ministério Público quer buscar reverter o entendimento inicial do Tribunal de Justiça do Paraná, que disse que “em apenas um mês, entre o ajuizamento da ação civil pública e a interposição do presente agravo interno, os casos de covid-19 diagnosticados no Paraná passaram de 298.752 (6/12/2020) para 427.590 (6/1/2021), um aumento de 43,13%. Enquanto o número de mortes passou de 6.376 (6/12/2020) para 8.170 (6/1/2021), ou seja, uma elevação de 28,14%”, afirmou o MP.

O fato de o índice de ocupação hospitalar do estado encontrar-se no limite também é destacado, bem como foram incluídos nos autos cópias de diversas representações feitas ao MPPR por pessoas pedindo o adiamento do certame – especialmente por candidatos, temerosos com a continuidade do processo seletivo a despeito do atual estágio da pandemia. Nesta quinta-feira, Curitiba registrou uma nova alta nos casos ativos e na ocupação de leitos. O agravo interno tramita perante a 4ª Câmara Cível do TJ-PR.

APP-Sindicado critica prova

Pelo Facebook, a App-Sindicato, que representa os professores públicos do Paraná, enfatizou que a realização da prova presencial pode agravar o quadro da pandemia no Paraná. “A aglomeração no dia do certame, certamente elevará os níveis de contaminação pelo vírus. De acordo com o próprio Estado do Paraná, 47.008 profissionais se candidataram para a seleção”, disse o sindicato em post.

Segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seed), o concurso está mantido e terá restrições como o uso de máscara, álcool gel, distanciamento e entrada dos candidatos em grupos. São cerca de 40 mil candidatos para 4 mil vagas.

Fonte: Tribuna do Paraná