Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Coordenador regional da Defesa Civil esclarece fatos acerca da interdição de prédio em Santa Helena

O fato ocorreu após uma denúncia que apontava a precariedade da estrutura.

  • 11/12/2020
  • Foto(s): Assessoria
  • Policial
Coordenador regional da Defesa Civil esclarece fatos acerca da interdição de prédio em Santa Helena

A Defesa Civil interditou um imóvel no Bairro Vila Rica após constatação técnica de que a construção apresenta risco de desabamento.  O fato ocorreu após uma denúncia que apontava a precariedade da estrutura.

Imediatamente a Defesa Civil foi até o local e, na sequência, solicitou ao Município um relatório técnico sobre a edificação, documento que por sua vez, foi elaborado por um Engenheiro da prefeitura que confirmou a veracidade da denúncia, pontuando vários locais da edificação que apresentam danos estruturais que colocam em risco os usuários.

Diante disso, a Defesa Civil, juntamente com a fiscalização municipal, retornou ao local, onde houve, mais uma vez, a verificação da irregularidade do imóvel. Sendo assim, conforme prevê a Lei Municipal Nº 2001/2009 que dispõe sobre o Código de Obras do Município e ainda a Lei Federal Nº 12.608 de abril de 2012, foi efetuada a interdição temporária até que haja a regularização da obra.

Conforme o Comandante do Corpo de Bombeiros de Santa Helena, 2º Tenente Cesar Piana que também é coordenador adjunto da Defesa Civil no extremo oeste, a interdição de imóveis com estas características está amparada pela legislação e o objetivo é reduzir riscos à população: “A situação exige extrema atenção pois, de acordo com o laudo técnico que recebemos, a edificação apresenta riscos aos usuários e também à população que utiliza o passeio público e ainda a vizinhança, quem visualizar outros imóveis em situações semelhantes, deve procurar a Defesa Civil,” explica.

De acordo com o secretário de Planejamento, Engenheiro Civil, Eduardo Demenighi, houve uma conversa com o proprietário o qual foi orientado sobre os procedimentos para regularização da obra: “Mesmo diante de todas as patologias identificadas, a equipe da secretaria de Planejamento não acredita que possa haver um colapso total do prédio, mas por outro lado existe a necessidade urgente de uma reforma estrutural para que o imóvel possa ser novamente habitado,” conclui o secretário.



Documentação Irregular

Além das deficiências estruturais, o imóvel também não possui alvará de construção e alvará habite-se, documentos que são necessários para qualquer edificação.

Fonte: Assessoria

Autor do post