Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Corredor bioceânico é tema de agenda com governador de Tucumán

A ligação de 2,5 mil quilômetros facilita as exportações do Cone Sul para os países asiáticos pelo Oceano Pacífico.

Corredor bioceânico é tema de agenda com governador de Tucumán

O governador Carlos Massa Ratinho Junior se reuniu nesta terça-feira (8) com o governador da província de Tucumán, no Norte da Argentina, Juan Luiz Manzur, para tratar do projeto do corredor bioceânico, unindo o Atlântico ao Pacífico. A ligação de 2,5 mil quilômetros integra Brasil, Argentina, Paraguai e Chile, facilitando as exportações do Cone Sul para os países asiáticos pelo Oceano Pacífico.

“A Argentina é um país-irmão do Brasil e nós temos orgulho de fazer fronteira com a Argentina. Criamos laços de amizades, comerciais e de turismo e, além disso, cooperação na infraestrutura, que é tão importante para esses dois países”, afirmou Ratinho Junior. “Tucumán também é um grande produtor de alimentos e terá uma melhora considerável nessa logística regional”.

Para o governador, a reunião representou um avanço nas negociações entre os dois países. O encontro aconteceu apenas três semanas depois da visita do embaixador extraordinário e plenipotenciário da Argentina no Brasil, Daniel Osvaldo Scioli, no qual foram discutidas possibilidades de rotas e ramais que ligarão os quatro países.

“Isto é um sonho, poderia ser um novo Canal do Panamá. Unir o Atlântico e o Pacífico gera muitos benefícios para toda a região, mas fundamentalmente ao norte argentino. Historicamente sofremos muito com relação a obras de infraestrutura, portanto, uma obra desta magnitude certamente irá nos ajudar com a logística de consumo dos nossos produtos”, salientou Manzur.

O governador da província de Tucumán, que é também presidente da Zicosur (Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul), confirmou que a Argentina tem a decisão política de avançar no projeto e que atuará junto aos outros governadores do norte do país vizinho para que haja um alinhamento.

Manzur disse ainda que o presidente da Argentina, Alberto Fernández, apoiará o projeto. “Isto está na nossa discussão política. Não tenho dúvidas de que o presidente Alberto Fernández vai apoiar a obra”, concluiu.

CORREDOR – O corredor bioceânico é uma importante rota comercial multimodal que deve unir o Porto de Paranaguá ao Porto de Antofagasta, no Chile. O projeto já foi apresentado ao presidente Jair Bolsonaro e ao presidente paraguaio, Mario Abdo Benítez. Grupos técnicos dos dois países foram criados e estão em constante diálogo para definir a melhor formatação para a proposta.

“O projeto traz benefícios incalculáveis a todos os envolvidos. A gente espera que possa avançar no projeto para os nossos portos poderem ter uma logística cada vez mais eficiente e, claro, poder entregar para o mundo aquilo que nós produzimos de uma maneira mais rápida, eficiente e mais barata”, enfatizou Ratinho Junior.

Para o Coordenador do Plano Estadual Rodoviário, Luiz Henrique Fagundes, a reunião representa mais um passo em direção ao progresso do projeto. “Foi uma reunião crucial. O corredor bioceânico, tecnicamente e economicamente, é bastante viável. O que precisa ser alinhado neste momento é a questão tributária que envolve os quatro países. Discutir a questão alfandegária é a prioridade e só será resolvida com ação política. Havendo elemento político entre os países, a questão tributária se resolve e aí a engenharia entra”, explicou.

ORGANIZAÇÃO – A reunião foi organizada pelo Setor de Relações Internacionais do Governo do o Paraná e aconteceu no Palácio Iguaçu. Além dos governadores estiveram no encontro o vice-governador Darci Piana; o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; o chefe da Casa Civil, Guto Silva; o diretor-geral do DER-PR, Fernando Furiatti; o cônsul geral da Argentina, Pedro Ezequiel Marotta; o presidente da Entidade de Turismo de Tucumán, Sebastán Giobellina; a secretária de Imprensa e Comunicação do Governo de Tucumán, Mariana Lucenti; e a primeira-dama de Tucumán, Sandra Mattar de Manzur.


Fonte: AEN