Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Expedição Costa Oeste: Produtores conseguem aumentar renda com beneficiamento de mandioca

Eles descobriram que poderiam agregar valor com o beneficiamento da produção e agora estão gerando renda e empregos.

Expedição Costa Oeste: Produtores conseguem aumentar renda com beneficiamento de mandioca

 EXPEDIÇÃO COSTA OESTE -Nº32

Edição e Produção: Alessandro Kunhaski, Cauê Vergopolan Hanzen e Tatyelle Schunemann.
 

Uma parceria que gerou raízes. O Expedição Costa Oeste visita uma propriedade que está conseguindo uma renda extra com o beneficiamento de mandioca.

Na comunidade do Assentamento Antonio Companheiro Tavares em São Miguel do Iguaçu, há muitos anos a produção de mandioca é fonte de renda importante. Mas, dois amigos descobriram que poderiam agregar valor com o beneficiamento da produção, explica Jair Costa Silva.

Para isso foi necessário à construção de uma agroindústria, na qual Paulo Rogélio Ribeiro é responsável. Ele comemora o inicio promissor.

Jair cuida da lavoura. Os quatro alqueires plantados proporcionam colheita média superior a 600 toneladas por ano. O único empecilho este ano foi à pandemia que reduziu a demanda, mas não chegou a causar grandes prejuízos.

A mandioca é arrancada em etapas e processada conforme a demanda, sendo comercializada para a merenda escolar e mercados da região. Para se tornar um produto para chegar até a mesa dos consumidores é preciso obedecer alguns procedimentos legais e sanitários, de acordo com Mestre tecnóloga em Alimentos, Karina de Carvalho.

Mas, para a ideia sair do papel e se consolidar na agroindústria foi necessário suporte técnico e projeto de incentivo a pequenos produtores para que eles ficassem na propriedade, destaca o zootecnista, José Luiz Bortoluzzi da Silva.

Proporcionando desta forma passos firmes na concretização de um sonho, que aos poucos se torna realidade gerando empregos e fonte de renda, comemora Jair.

 

Fonte: Alessandro Kunhaski