Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Câmara de São Miguel do Iguaçu debate isenção de pedágio e reforço na elaboração de projetos

Sessão desta segunda-feira (7) discutiu importantes indicações para agricultores e fomento a projetos essenciais para o município.

  • 07/07/2025
  • Foto(s): Costa Oeste News
  • Região
Câmara de São Miguel do Iguaçu debate isenção de pedágio e reforço na elaboração de projetos

Na tarde desta segunda-feira (7), às 16h30, a 23ª sessão da Câmara Municipal de São Miguel do Iguaçu, que contou com a presença de todos os vereadores, foi marcada pela apresentação de indicações que visam beneficiar diferentes setores da comunidade. Entre os temas debatidos, a isenção do pedágio e a necessidade de reforçar a equipe de projetos para captação de recursos foram pontos centrais.


Pedágio

O vereador Ghellere (SOLIDARIEDADE) apresentou uma indicação focada na isenção do pedágio, um alívio financeiro para os agricultores lindeiros e pacientes da região. "O pedágio é um dos mais caros, e agricultores, que trabalham com hortifrutis, precisam se deslocar frequentemente para vender produções, gerando um custo adicional", afirmou Ghellere. Ele também ressaltou o impacto para pacientes em tratamento em Foz do Iguaçu ou Santa Terezinha de Itaipu, que se deslocam diariamente e enfrentam custos elevados. A proposta é iniciar um diálogo com o executivo e a concessionária para buscar essa isenção.

Agilidade nos projetos para atrair verbas

A elaboração de projetos para a captação de recursos foi levantada pelo vereador Vando da Garagem (PSD). A indicação propõe a contratação de empresas terceirizadas de engenharia e arquitetura para auxiliar a Secretaria de Planejamento, que está sobrecarregada. "Há uma grande demanda por projetos para que o município possa receber verbas e emendas do governo estadual e federal, especialmente com a proximidade do ano eleitoral", explicou Vando. A medida visa evitar a perda de recursos importantes para a cidade.

Apoio ao artesanato local

Por fim, o vereador Lafaiete Ganda Meira (UNIÃO BRASIL) apresentou o Projeto de Lei 451/2025, uma emenda impositiva no valor de R$ 4.295,39. O objetivo é a aquisição de um notebook a ser doado à Associação dos Artesãos de Artistas de SMI. "Parabenizo os artesãos pelo trabalho e prometo nova emenda impositiva no próximo ano para continuar incentivando e ajudando a divulgar o trabalho e o nome do município", declarou Lafaiete.

Gelson de Souza, presidente da Associação dos Artesãos de São Miguel do Iguaçu, expressou gratidão pela ação: "Essa iniciativa aumenta o ânimo e a vontade de continuar aprimorando trabalhos".

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post