Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Santa Helena é o 5º município com mais suicídios na 20ª Regional de Saúde; saiba como buscar ajuda

O tratamento pode ser feito com a ajuda de um psicólogo ou médico psiquiatra.

  • 03/11/2020
  • Foto(s): Divulgação
Santa Helena é o 5º município com mais suicídios na 20ª Regional de Saúde; saiba como buscar ajuda

A cada ano, cerca de 800 mil pessoas tiram a própria vida e um número ainda maior de indivíduos tenta suicídio. Cada suicídio é uma tragédia que afeta famílias, comunidades e países inteiros e tem efeitos duradouros sobre as pessoas deixadas para trás.

O suicídio não ocorre apenas em países de alta renda, sendo um fenômeno em todas as regiões do mundo. De fato, 79% dos suicídios ocorreram em países de baixa e média renda em 2016.

Dados da 20ª Regional de Saúde de Toledo, mostram que o município de Santa Helena é a 5ª cidade com mais suicídios registrados durante quatro anos. Entre 2016 e 2020 o município registrou 10 suicídios por lesões provocadas voluntariamente e um por autointoxicação.

Municípios pertencentes a 20ª Regional de Saúde como Diamante do Oeste registrou um caso, São José das Palmeiras quatro casos, Entre Rios do Oeste sete casos, Pato Bragado cinco casos e Ouro Verde do Oeste três casos.

Em relação ao atentado contra a própria saúde, entre 2016 e 2020 foram registrados 51 casos e 16 por envenenamento voluntário, colocando Santa Helena na 8ª posição. Diamante do Oeste registrou nove casos, São José das Palmeiras 18 casos, Entre Rios do Oeste 15 casos, Pato Bragado 35 casos e Ouro verde do Oeste 87 casos. Os suicídios podem ser evitados em tempo.

Conforme a psicóloga Dra. Ionara da Silva Néia, um dos motivos mais comuns que levam a pessoa a ter um pensamento suicída é o transtorno depressivo. A depressão provoca sentimentos de tristeza ou perda de interesse em atividades que em momentos anteriores traziam prazer. Pode levar a uma variedade de problemas emocionais e físicos e pode diminuir a capacidade de uma pessoa manter suas atividades normais no trabalho e em casa.

Antes de um diagnóstico ou tratamento, um psicólogo ou médico psiquiatra deve realizar uma avaliação diagnóstica completa, incluindo uma entrevista e, possivelmente, um exame físico. Ouça abaixo a entrevista com a doutora Ionara da Silva Néia.

Fonte: Rodrigo Cardoso