Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

'Dia Internacional das Mulheres Rurais'; Costa Oeste FM Santa Helena conta a história de mulheres apaixonadas pela agricultura

No Brasil, são aproximadamente 14 milhões de mulheres que buscam atenção especial no quesito segurança, saúde, água e terra, entre outras questões.

  • 15/10/2020
  • Foto(s): Rodrigo Cardoso

O dia 15 de outubro é celebrado o Dia Internacional das Mulheres Rurais. Na data o mundo reforça a luta desse segmento. No Brasil, são aproximadamente 14 milhões de mulheres que buscam atenção especial no quesito segurança, saúde, água e terra, entre outras questões.

A data foi instituída pela ONU em 1995, com a proposta de elevar a consciência mundial sobre o papel da mulher do campo. Para comemorar esta data, a Rádio Costa Oeste 93,3 FM Terra das Águas em Santa Helena, entrevistou algumas mulheres do campo como forma de homenagear a todas elas que são consideradas guerreiras.

LEIA TAMBÉM: Dia internacional das mulheres rurais é comemorado hoje (15)

Começamos pela agricultora Anair Dietrich Petry que reside entre as comuidades de Esquina Céu Azul e Santa Helena Velha. Anair nasceu em Esquina Céu Azul e aos 19 anos casou-se com o também agricultor Mauro Petry, os quais tiveram dois filhos, Joice Luana Petry Guedes e Mateus Petry.

A família trabalha com o cultivo de grãos e vacas leiteiras e dalí tiram o sustento familiar. Anair conta que a vida no interior não é fácil, mas é extremamente prazerosa. Assista abaixo sua entrevista.

Entrevistamos também a jovem Isabela Albuqueque de 26 anos, que reside com sua família na comunidade de Linha Pacuri. Isabela é suinocultora e produtora de grãos, integra a liderança da Cooperativa Agroindustrial Lar, do Sindicato da Agricultura Familiar e líder jovem de sua comunidade.

Apaixonada pela agricultura e sucessora da família, Isabela destacou os desafios do jovem nos dias atuais para permanecer no campo e principalmente mostrar que, mesmo sendo uma jovem mulher, tem potêncial para administrar as atividades da família. Assista a entrevista.

O Especial “Mulheres Rurais”, também entrevistou a avicultora Izabel Pivatto. Filha de pais agricultores, Izabel é casada com Vilmar Pivatto, os quais tiveram dois filhos, Fernando Pivatto e Kare Cristiane Pivatto.

A família reside na comunidade de Linha Bela Vista. Izabel já foi professora, merendeira, zeladora, exerceu tudo e um pouco mais para ajudar em sua comunidade. As atividades atuais são desenvolvidas em família. Ela conta que no início tudo era muito difícil, mas com muito esforço as conquistas vieram. Foi através da agricultura, onde passava muitas e muitas horas confeccionando ovos de páscoa, bolos e demais produtos, que garantiu o futuro de seus filhos.

Iza, como é mais conhecida, também auxilia em cursos de alimentos nos clubes de mães. Conheça a emocionante história de Izabel Pivatto clicando no vídeo abaixo.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Helena, Flávio Back, parabeniza em nome da entidade, todas as mulheres agricultoras do município.

Fonte: Rodrigo Cardoso