
106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Está agendado para este sábado, dia 16 de maio, na parte da manhã, o Dia D de vacinação contra a Gripe H1N1 destinada às crianças de seis meses a seis anos, gestantes, puérperas que são as mães com até 40 dias de amamentação pós parto e pessoas com deficiência.
Neste dia, todas as Unidades Básicas de Saúde do Município estarão abertas e preparadas para a vacinação, seguindo, sobretudo as precauções necessárias contra o Coronavírus que são, o uso de máscara, o distanciamento, entre outras. Ao se deslocar a UBS, é importante lembrar de levar a carteira de vacinação e um documento com foto.
De acordo com a secretária municipal de Saúde de Santa Helena, Terezinha Madalena Bottega, a vacinação contra a gripe se torna ainda mais importante neste momento pois os sintomas podem ser confundidos com o novo Coronavírus: "No caso da pessoa apresentar sintomas como febre, coriza, tosse, entre outros e tiver sido imunizada contra a Gripe, o profissional de saúde imediatamente vai focar o diagnóstico para Covid-19 e não gripe," exemplifica secretaria.
Outro detalhe importante é a chegada do frio que pode acentuar a incidência de gripe, principalmente na população inserida no público alvo da campanha. A secretária explica que outras classes também podem procurar a vacina: "Já superamos outras fase da vacinação da gripe quando foram imunizados os idosos, profissionais de saúde, da segurança, doentes crônicos, entre outros e, casos alguém deste público por ventura não recebeu a vacina, pode se dirigir a unidade neste sábado," reforça.
Fonte: Assessoria