Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Secretaria da Saúde reforça prevenção de doenças sexualmente transmissíveis durante Carnaval

Secretaria da Saúde reforça prevenção de doenças sexualmente transmissíveis durante Carnaval

Mais de 4 milhões de preservativos masculinos e femininos estão sendo distribuídos pela Secretaria de Saúde do Paraná para o Carnaval. Os preservativos foram repassados para as 22 Regionais de Saúde, que fazem o repasse para os municípios.

De acordo com a SESA, a preocupação com as DSTs é contínua e em relação a toda a população, mas no período de Carnaval, o foco é o público jovem e o adulto-jovem.

As doenças transmitidas por relação sexual são causadas por mais de 30 vírus e bactérias através do contato, sem o uso de preservativo, com uma pessoa que esteja infectada.

A chefe da Divisão de Doenças Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis da Secretaria, Mara Franzoloso, destaca que a pessoa que teve contato sexual sem proteção deve buscar o diagnóstico o quanto antes, reduzindo os impactos de doenças como a Aids. (Ouça o áudio abaixo)

A Secretaria estadual da Saúde mantém o acesso gratuito ao diagnóstico, em todas as unidades de saúde, com a realização de testes rápidos para detecção de presença do vírus do HIV/AIDS, sífilis e hepatite viral. Estes exames ficam prontos em cerca de 30 minutos. Pessoas diagnosticadas com as doenças são encaminhadas para tratamento, com distribuição de medicamentos.

De 2018 para 2019, o Paraná teve 19% de redução dos casos de Aids; 22% na mortalidade por Aids, e 75% na mortalidade por Aids em menores de 5 anos. No mesmo período o Estado conseguiu redução de 12% nos casos do HIV.

Fonte: SESA PR