Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Fiscais do município de Santa Helena acompanham sondagem dos novos trechos de asfalto

  • 23/09/2019
  • Foto(s): Assessoria
Fiscais do município de Santa Helena acompanham sondagem dos novos trechos de asfalto

Visando a correta aplicação dos recursos públicos e a qualidade das obras contratadas, o Município de Santa Helena por meio da Secretaria de Obras, Comissão de Recebimento, Fiscal de Contrato e Engenheiro Civil está aferindo a espessura, largura e extensão dos trechos de asfaltos que estão sendo executados em diversas comunidades do interior.

A sondagem, como é chamada, ocorre na companhia dos representantes das empresas responsáveis, que utilizando uma trena e também uma furadeira motorizada, medem e retiram amostras do asfalto verificando-as com o uso de um paquímetro que serve para aferir e a espessura e, na sequência, elas são enviadas para análise para quantificar o conteúdo existente, certificando-se assim, da durabilidade do material. De acordo com o contrato, a espessura não pode ser menor do que quatro centímetros, já a largura, varia de acordo com cada trecho executado e é confrontada com as especificações técnicas existentes, também no contrato.

Conforme o Engenheiro Civil da Prefeitura, Alcir Martins Vianna Junior, todos os trechos executados estão sendo fiscalizados para que o Município e os usuários não sejam prejudicados por um asfalto incompatível com o que foi contratado: “Estamos presentes na fiscalização das obras para garantir que os asfalto seja executado corretamente e com isso, evitarmos problemas futuros na pavimentação e também junto a órgãos que fiscalizam o Município, como por exemplo, o Tribunal de Contas,” declara o profissional.

O secretário de Obras, Neri Girotto também está acompanhando de perto o andamento dos trabalhos e garante que as vias do interior do município estão recebendo pavimentações adequadas que, além de proporcionar qualidade aos usuários, acaba valorizando as propriedades: “Estamos monitorando todas as obras para que estes investimentos se transformem em qualidade de vida para os usuários e caso as empresas não cumpram com o que está previsto em contrato, terão o parecer técnico contrário,” disse o gestor da pasta responsável.

Desfecho das Fiscalizações

O trabalho técnico efetuado sobre as obras de pavimentação asfáltica identificou algumas inconsistências em alguns trechos executados por três empresas. A informação é da secretária de Planejamento do Município, Daniele Schaparini, que comunicou a secretaria de Finanças para descontar o serviço que não foi executado em conformidade: “Tanto na questão da espessura quanto na largura, houveram divergências com relação aos contratos e imediatamente foram tomadas providências para que o Município não pague por aquilo que não foi executado,” afirmou a secretária.

O total de descontos nos pagamentos é de R$183.971,19 e a mesma medida poderá ser tomada caso sejam identificadas novas inconsistências nas pavimentações que ainda estão em andamento.

Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no Whatsapp.

Fonte: Assessoria