Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Coceira no couro cabeludo: remédios para aliviá-la

Coceira no couro cabeludo: remédios para aliviá-la

As pessoas que sofrem de coceira em qualquer parte do corpo sabem o quão angustiante essa condição pode ser. Nesse sentido, a coceira no couro cabeludo é bastante frequente, pois pode estar relacionada a diferentes causas. Descubra neste artigo 5 remédios naturais para parar de coçar a cabeça. Com ingredientes caseiros e naturais, você pode acabar com este problema irritante e, ao mesmo tempo, melhorar a saúde do seu cabelo.

Coceira no couro cabeludo

Todos nós podemos sentir coceira no couro cabeludo em algum momento. No entanto, quando esse desconforto se torna contínuo e causa irritação, é hora de analisar o que está acontecendo nessa parte do corpo. Em muitos casos, a causa é um excesso de ressecamento. Isto é confirmado quando, ao coçarmos, podemos ver pequenas manchas brancas nas roupas. Não devemos confundir o ressecamento com a caspa, que tem uma textura mais oleosa e amarelada. Neste caso, temos uma descamação do couro cabeludo, que pode se dever ao tipo de xampu que usamos e a fornecer mais hidratação por meio de máscaras capilares.
Em outros casos, podemos ter algum tipo de eczema. Isso será confirmado se houver algum tipo de relevo ou cor diferente no couro cabeludo. O normal é que a área fique inflamada e um pouco vermelha. Também pode haver pequenas feridas.
Além disso, não devemos descartar que nosso cabelo está reagindo a algum tipo de produto capilar. A maioria dos xampus e outros produtos capilares contêm álcool, silicones, sulfatos, parabenos, etc. Estes ressecam e danificam nossos cabelos progressivamente.

Remédios para aliviar a coceira no couro cabeludo

 Gema de ovo

Ovos aliviam coceira no couro cabeludo. Se ficar claro que a causa da nossa coceira é o ressecamento do couro cabeludo, podemos tentar um simples remédio caseiro. Nós só precisamos lavar nossos cabelos com a gema de ovo. Este alimento é muito nutritivo, rico em ácidos graxos, vitaminas e minerais. Dependendo da quantidade de cabelo, o ideal é usar até 2 ou 3 gemas. Embora possa nos surpreender, a gema de ovo pode funcionar como xampu. No entanto, muitas pessoas sentem que precisam de um produto mais limpo. Nesse caso, podemos misturar a gema com o nosso xampu ou aplicá-lo como uma máscara pré-lavagem.

Xampu com óleo de menta

Se quisermos uma solução rápida que nos proporcione alívio sem parar de usar o nosso xampu habitual, podemos recorrer ao óleo essencial de menta. No entanto, teremos que usar em pequena quantidade para não irritar ainda mais o couro cabeludo. Iremos notar os efeitos anti-inflamatórios e refrescantes. Podemos adicionar ao nosso xampu 5 gotas deste óleo por 100 ml de produto.
Além disso, ao mesmo tempo em que alivia a coceira, esse óleo ativa a circulação, regula o excesso de sebo, combate infecções e previne a perda de cabelo.

Infusão de calêndula

A calêndula é uma das plantas medicinais mais populares para aliviar os diferentes tipos de irritações da pele e inflamações capilares. Podemos adquiri-la em extrato, tintura, creme, etc. Hoje também podemos encontrar xampus suaves à base desta flor. Neste caso, para aliviar a coceira no couro cabeludo, podemos preparar uma infusão de calêndula. Nós apenas precisamos usá-la como um condicionador. Ou seja, depois do xampu e sem enxaguar o cabelo.

Máscara de aloe vera e camomila

Aloe vera alivia a coceira no couro cabeludo. Uma opção para aliviar imediatamente a coceira no couro cabeludo é preparar uma máscara com ingredientes calmantes e anti-inflamatórios. Neste caso, optamos pelo gel de aloe vera e camomila.

Ingredientes

3 colheres de sopa de gel de aloe vera (45 ml)
7 gotas de óleo essencial de camomila ou 1 colher de sopa de extrato de camomila (15 ml)

Preparação e aplicação

Misture bem os dois ingredientes.
Aplique no couro cabeludo seco.
Deixe por 20 minutos e lave.

Óleo de coco e malaleuca

É possível que a origem da nossa coceira seja um eczema ou qualquer problema cutâneo infeccioso. Neste caso, podemos recorrer a dois ingredientes milagrosos para combater todos os tipos de fungos e bactérias: o óleo de coco e o óleo de malaleuca.

Ingredientes

3 colheres de sopa de óleo de coco extravirgem (45 ml)
7 gotas de óleo essencial de malaleuca

Preparação e aplicação

Misture os dois ingredientes. Tenha em mente que o óleo essencial de malaleuca pode ser irritante em áreas sensíveis.
Aplique em todo o couro cabeludo antes de ir para a cama e deixe durante toda a noite. De manhã, lave o cabelo como de costume.

Fonte: Melhor com saúde