Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Conselho de Administração do Observatório Social do Brasil emite nota em relação a Santa Helena

???Observatório Social de Santa Helena??? Não integra a Rede OSB de Controle Social

  • 09/03/2018
  • Foto(s): OSB
Conselho de Administração do Observatório Social do Brasil emite nota em relação a Santa Helena

Rafael Lima, autor da denúncia que pede o impeachment do prefeito de Santa Helena, Airton Copatti, secretário do Observatório Social local, utilizou o endereço desta entidade para protocolar o documento na câmara e a notícia provocou uma reação do Conselho de Administração do Observatório Social do Brasil (OSB).

Esta entidade, responsável pela coordenação e orientação dos Observatórios Sociais filiados à Rede OSB de Controle Social, presentes em diversos Estados e em mais de 120 cidades, emitiu nesta quinta-feira (8) esta nota de esclarecimento: 

Em razão da notícia que chegou ao conhecimento do OSB e dos Observatórios Sociais do Paraná, faz-se necessário cientificar a população do Estado do Paraná, especialmente da Região Oeste, que essa organização que se intitula “Observatório Social de Santa Helena” NÃO integra a Rede OSB de Controle Social. 

Torna-se público também que essa organização “Observatório Social de Santa Helena” foi implantada sem o conhecimento, orientação ou supervisão do OSB. O processo de constituição de um Observatório Social que segue todos os passos orientados pelo OSB, garante o cumprimento dos princípios da representatividade da sociedade civil, da sustentabilidade ética e do apartidarismo, sem interferências por interesses políticos ou pessoais de seus dirigentes ou apoiadores. 

Portanto, independente do mérito da solicitação de impedimento do prefeito do município de Santa Helena, o OSB configura-se isento de responsabilidade solidária em qualquer fase ou ação decorrente, sendo que as provas e consequências do ato são de única e inteira responsabilidade dos signatários do documento, conforme notícia veiculada.

Por isso posto, os Observatórios Sociais de Cascavel, Toledo, Medianeira, Marechal Cândido Rondon, Foz do Iguaçu, Palotina, Assis Chateaubriand e Goioerê manifestam seu apoio ao OSB pela atitude de esclarecer que a organização criada no município de Santa Helena não deve ser confundida com os demais, que trabalham há mais de oito anos com seriedade, imparcial e impessoal, cumprindo as diretrizes e princípios da Rede OSB de Controle Social. 

Sendo o que havia para o momento, qualquer esclarecimento adicional pode ser solicitado diretamente ao Conselho de Administração do OSB, com sede em Curitiba, pelo e-mail secretaria2@osbrasil.org.br ou fone 41 3307-7058. 

Curitiba, 08 de março de 2018.

Conselho de Administração do Observatório Social do Brasil

Fonte: Elder Boff com inf. OSB