Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Friella vence processo licitatório e instalará frigorifico em Santa Helena

  • 07/03/2018
  • Foto(s): Assessoria
Friella vence processo licitatório e instalará frigorifico em Santa Helena

Foi realizada na manhã de terça-feira (6) o julgamento do processo licitatório, modalidade concorrência pública nº 001/2018, para concessão de direito real de uso de bens públicos visando a implantação de um frigorífico para abate de suínos e processamento de carne e seus subprodutos no município de Santa Helena, autorizado pelo Programa Municipal de Desenvolvimento Empresarial de Santa Helena, conforme Leis Municipais nº 2.471/2016 e 2.585/2017 e Lei Federal nº 8.666/93.

No dia 6 foi publicada no Diário Oficial do Município a ata de adjudicação deste processo licitatório, onde sagrou-se vencedora a empresa – FRIELLA - Frigorífico São Miguel – LTDA.

Em seguida será realizada a homologação do processo licitatório que será encaminhada para assinatura do prefeito e posterior publicação no Diário Oficial.

Após a publicação da homologação do processo, será encaminhado ao Departamento de Licitações do Município para confecção do Termo de Concessão Provisório, com vigência até o término das obras de instalação da unidade frigorífica.

De acordo com os benefícios previstos no Edital nº 001/2018, o Município concederá o montante de até R$32.106,000 (trinta e dois milhões, cento e seis mil reais), composto de uma área de terras rural de até 298.243,86m² (duzentos e noventa e oito mil, duzentos e quarenta e três metros e oitenta e seis decímetros quadrados), localizado na Linha Novo Paraíso, edificações destinadas a indústria frigorífica, estacionamento, pavimentação, poços tubulares, reservatório de água potável, entre outros benefícios previstos na Lei Municipal nº 2.585/2017 e neste edital de concorrência pública.

A empresa vencedora deste processo participará do empreendimento com o mínimo de 46% (quarenta e seis por cento) do valor global, investido pelo Município, conforme proposta apresentada em processo licitatório, com recursos próprios.

A empresa disponibilizará de no mínimo R$35.000.000,00 (trinta e cinco milhões de reais) em capital de giro para este empreendimento e deverá também cumprir com um cronograma médio diário de abate de suínos, em um período máximo de quatro anos, a contar do início das atividades, sendo: abate mínimo de 800 suínos no primeiro ano de atividades, abate mínimo de 1.600 suínos no segundo ano de atividades; abate mínimo de 2.400 suínos no terceiro ano de atividades e abate mínimo de 3.200 suínos a partir do quarto ano de atividades;

Deverá ainda, gerar no mínimo 500 empregos diretos, continuamente, priorizando mão de obra local, em até quatro anos, de acordo com a programação de evolução do abate previsto no Edital.

Outro ponto a se destacar é que a empresa que irá se instalar deverá dar preferência ao Município de Santa Helena, enquanto houver produtores interessados e habilitados na produção de suínos na terminação, recria ou crechário, para novos empreendimentos de integração e parceria no Município.

Consta ainda na Lei Municipal nº 2.585/2017, que dispõe sobre a concessão de fomento para implantação de um frigorífico para abate de suínos e processamento de seus subprodutos em Santa Helena, que deverá comercializar no mínimo 95% das carnes e seus subprodutos aqui produzidos, com nota fiscal emitida no Município de Santa Helena, gerando impostos que retornarão à municipalidade.

Além da receita gerada com o abate de suínos e processamento da carne abatida, os produtos processados levarão o nome de Santa Helena e abrirão portas para novos empreendimentos e investimentos, aumentando consideravelmente o FPM do Município.

Para o prefeito Airton Antonio Copatti “a instalação desta indústria irá oportunizar o crescimento e desenvolvimento do nosso Município através de incentivos e investimentos voltados ao setor produtivo, a geração de empregos e renda e a melhoria da qualidade de vida da nossa população, tanto para o público rural que terá oportunidade de ampliação de suas atividades, com instalação de novos empreendimentos voltados a suinocultura, tanto para o público urbano que terá a opção de empregos formais em nosso Município, além do aquecimento na economia de nossa cidade, que será alavancada com a prestação de serviços e venda de mercadorias voltadas a construção civil”.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Associativismo Lenecir José Benacchio, “este é um projeto construído por muitas mãos e será um grande marco de investimentos no setor produtivo do Município de Santa Helena. Estamos saindo do setor primário rumo a industrialização daquilo que produzimos, valorizando nossa vocação, gerando mais empregos e renda em Santa Helena”.

Fonte: Geovani Canabarro/Assessoria