Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Família comemora hoje 60 anos de Santa Helena

Haverá uma Missa para celebrar com amigos pioneiros

  • 06/03/2018
  • Foto(s): Arquivo particular
Família comemora hoje 60 anos de Santa Helena

Em 1958, chegava ao empoeirado ou embarreado então distrito de Santa Helena, uma família que ajudaria a construir a história da atual cidade, cujo município completou 50 anos de emancipação político-administrativa em 2017.

Argemiro e Hedviges Kozerski iniciavam uma jornada que ficou marcada na comunidade local sob vários ângulos.

Desde aspectos políticos, com a luta de Argemiro pela emancipação de Medianeira, às práticas religiosas, como o fato de ter sido Hedviges uma das primeiras catequistas, a energia elétrica fornecida a motor para a escola e a fundação dos clubes Incas e União.

A primeira casa de material construída no perímetro urbano, também tem o pioneirismo da família Kozerski, local que virou centro de visitação à época.

Inúmeros trabalhadores, muitos hoje proprietários, tiveram na labuta na Marcenaria Kozerski, a experiência para tocar suas vidas adiante.

Hoje, dia 6 de março de 2018, a comemoração: 60 anos de Santa Helena que ficarão marcados ao estilo do que foi a tônica da vivência dos “Kozerski”, com uma celebração religiosa às 19h, uma Missa na capelinha da Igreja Matriz Santo Antônio.

O convite, que não teria como ser estendido a todos que fizeram parte da história da família, foi feito à representatividade dos pioneiros que percorreram paralelamente o transcurso histórico da trajetória de Argemiro (falecido em 2002) e Hedviges.

Sábado passado, foi ao ar no programa Central Costa Oeste, uma entrevista com Gladis Romani e Mauro Kozerski, dois dos filhos que nasceram depois da chegada àquele que seria o futuro município de Santa Helena.

OUÇA A ENTREVISTA

Fonte: Elder Boff