Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Agentes ambientais já utilizam novos equipamentos em Santa Helena

Maquinário novo vai ajudar aumentar renda da classe

  • 18/01/2018
  • Foto(s): Assessoria
Agentes ambientais já utilizam novos equipamentos em Santa Helena

A Administração Municipal por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e Instituto Águas Paraná, entregaram oficialmente na tarde desta quarta-feira (17), os equipamentos instalados no barracão de triagem para a Associação de Agentes Ambientais.

Foram adquiridos uma moega de triagem, uma esteira de separação de rejeitos, uma esteira de elevação de resíduos fixa, 50 carros de movimentação de big bags, 50 contentores de ráfia com alças de 500 litros, uma mesa de triagem de materiais, um tombador de carros de big bag, uma compactadora hidráulica vertical de múltipla caixa, um carro de movimentação de fardos de múltipla caixa, uma balança eletrônica (1.000 kg), rampa e um elevador de fardos de capacidade para 500 kg.

A aquisição desses equipamentos foi feita pelo município, em parceria com o Instituto Águas Paraná, dando oportunidade de mais empregos, praticidade, rentabilidade, segurança e agilidade na separação correta de resíduos sólidos. 

Segundo o prefeito Airton Antônio Copatti, é necessária a conscientização dos munícipes em reciclar corretamente os resíduos, uma vez separados, não serão jogados ao meio ambiente ou destinados ao aterro sanitário. 

“O próximo convênio da Itaipu com o município será para construção de uma cozinha, um refeitório, para na sede da usina”, disse Copatti.

“A Itaipu Binacional fará o processo de implantação de barracões de reciclagem em 54 municípios”, disse Sérgio Paulo de Oliveira, assessor do diretor de Coordenação da Binacional, presente no evento de ontem.

A responsável pelo resíduo sólido, no município de Santa Helena, Yara Beling, comenta: “Esses equipamentos vão auxiliar os agentes ambientais na triagem do material recolhido no município e consequentemente o aumento do salário”.

Segundo Yara, ano de 2017 a Usina de Reciclagem fez a separação de 896 mil toneladas, tendo um lucro superior a 600 mil reais, que foram divididos entre os agentes.

Fonte: Assessoria