Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Câmara reduz índice e aprova reajuste de 32% da taxa de iluminação pública

  • 15/12/2015
  • Foto(s): Cristiano Viteck
Câmara reduz índice e aprova reajuste de 32% da taxa de iluminação pública
A Câmara de Marechal Cândido Rondon aprovou ontem (14), em segunda votação, o aumento de 32% da taxa de iluminação pública no município. Com isso, ela será elevada em 2016 dos atuais R$ 104,20 para R$ 137,83. 

Durante a sessão, mais uma vez o plenário da Câmara de Marechal Cândido Rondon ficou lotado pela população para acompanhar a segunda votação do projeto de lei complementar, de autoria do Poder Executivo, que inicialmente havia proposto o reajuste de 47% da Unidade de Valor de Custeio (UVC) da iluminação pública no município. A proposta de aumento recebeu críticas da comunidade, que questionou o índice apresentado.

Após ter a votação adiada na semana passada para que os vereadores pudessem avaliar melhor a planilha de gastos da Prefeitura com a iluminação pública, o projeto entrou na pauta da sessão de ontem. Durante a discussão, o vereador Josoé Pedralli apresentou emenda, reduzindo de 47% para 32% o reajuste. 

Os vereadores Elmir Port, Ilario Hofstaetter (Ila) e Marcio Rauber votaram contra a emenda, argumentando que embora menor, o índice ainda estava acima do que entendiam ser justo diante da arrecadação e da qualidade dos serviços prestados. Já os vereadores Adriano Cottica, Ari Hansen, Ceno Undried e Dorivaldo Kist (Neco) foram favoráveis ao índice proposto pela emenda do vereador Pedralli. 

Assim, com o novo índice de 32%, o projeto que reajusta a taxa de iluminação pública foi aprovado por cinco votos a favor e três contrários. O vereador presidente João Marcos Gomes somente votaria em caso de empate.

Conforme explicou o prefeito Moacir Froehlich na exposição de motivos do projeto de lei complementar número 05/2015, o aumento da UVC é necessário para fazer frente aos reajustes aplicados pela Copel nos últimos 12 meses (74,35%), a fim de que os valores para custeio da iluminação pública no município fiquem equilibrados.

Para ser aprovado em definitivo, o reajuste ainda passará por uma terceira votação, prevista para esta quarta-feira (16), em sessão extraordinária às 14h00. 

Fonte: Portal Rondon

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533