Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Esqueletos de 5,8 mil anos são achados ao lado de obras de duplicação da BR-470

Esqueletos de 5,8 mil anos são achados ao lado de obras de duplicação da BR-470

Dois esqueletos humanos de 5.880 anos foram achados ao lado da obra de duplicação da BR-470, em Ilhota, no Vale do Itajaí. As escavações arqueológicas ocorreram em maio deste ano. As ossadas foram datadas em um laboratório dos Estados Unidos e informadas aos pesquisadores catarinenses há cerca de duas semanas.

De acordo com o arqueólogo Valdir Luiz Schwengber, que coordena a pesquisa, o local, chamado de Sambaqui Ilhota 2, era uma ilha no meio de uma laguna.

Conforme Schwengber, os sambaquis são locais do litoral brasileiro que tiveram ocupação humana no período pré-colonial. Em Santa Catarina, são formados por camadas de conchas, sedimentos e restos de fogueiras, em ambientes lagunares, baías e ilhas.

Os esqueletos foram encontrados a cerca de 60 centímetros de profundidade e encaminhados para o laboratório Beta Analytics, que fica na Flórida, nos Estados Unidos, onde foram datados.

Conforme Schwengber, como o local é isolado e não tem água potável, a hipótese é de que tenha sido utilizado para cerimônias e ritos funerários, o que explicaria esses dois sepultamentos.

Vestígios da fauna no local ajudam os especialistas a compreender as estratégias de sobrevivência dos grupos que habitaram a região.

“Dados coletados no local apontam que tinham uma dieta de peixes, como bagre, miraguaia, o sargo-de-dente, robalo e corvina. O pequeno tamanho dos peixes indica que a base alimentar estava na pesca de peixes juvenis presentes nas águas rasas”, completou.

Agora, a área está cercada e sinalizada para que possa se tornar um espaço educativo. Os esqueletos estão no laboratório da empresa responsável pelo trabalho. “A pesquisa prossegue, estamos tentando identificar alimentação, doenças, sexo e idade dessas pessoas e do que morreram”, afirmou.

A pesquisa é conduzida por uma empresa de Tubarão, no Sul do estado, credenciada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A pesquisa deve ser concluída até dezembro deste ano. Depois, as ossadas serão encaminhadas para a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) em Criciúma, onde ficarão na reserva técnica do laboratório.

Fonte: g1