106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Programa Juro Zero em São Miguel do Iguaçu facilitou o acesso para os empreendedores na segunda fase. A novidade para quem busca parte do subsídio de R$ 3 milhões é que o processo se tornou totalmente online. Isso significa que não há necessidade de carregar pastas de documentos físicos até a prefeitura; agora, o envio de certidões e o acompanhamento do pedido são feitos através do portal oficial do município.
A Secretaria de Desenvolvimento Económico afirma que a mudança visa reduzir a burocracia e acelerar a liberação do crédito. "A única alteração que aconteceu para o empreendedor foi a questão da documentação, que antes era física e agora passa a ser feita pela internet", afirmou. Para participar, o negócio deve estar ativo há pelo menos dois anos na cidade e manter a regularidade fiscal.
Oficina de Crédito: Orientações no Clube do Vovô
Para garantir que todos os interessados consigam navegar no novo sistema, a Sala do Empreendedor agendou uma Oficina de Crédito para o dia 24 de março, às 19h, no Clube do Vovô. O encontro permite que os empresários conversem diretamente com contadores, técnicos do Sebrae e gerentes das instituições financeiras parceiras.
O objetivo é orientar sobre a aplicação do recurso para que o investimento gere retorno direto ao negócio. "É o momento de conectar o empresário com a prefeitura e com o Sebrae para ter a orientação do crédito, demonstrando que o valor, quando bem aplicado, fortalece a empresa", destacou.
Regras para o Investimento
As normas de utilização do recurso determinam que pelo menos metade do valor captado deve ser investido diretamente na empresa, com a devida comprovação por nota fiscal. O montante pode ser aplicado em reformas, compra de equipamentos, máquinas ou melhorias estruturais. O restante do valor é liberado para uso como capital de giro.
Empresários com contratos ativos da primeira fase também podem protocolar novos pedidos, desde que cumpram os requisitos de documentação via portal.
Calendário de Eventos: Expo São Miguel 2026
Em paralelo às ações de fomento ao crédito, a administração municipal já planeja a Expo São Miguel, agendada para o mês de novembro. O evento integra as celebrações do 65º aniversário de emancipação política do município e é tratado como uma agenda independente do programa Juro Zero, voltada à exposição de potencialidades do comércio e indústria.
O secretário Valcir Teixeira destacou a relevância da feira para o calendário económico da região:
"A feira ocorre em novembro e o empresário precisa de estar preparado para este período de incremento nas vendas. A Expo São Miguel permite que o comércio local aproveite o fluxo de visitantes e as janelas de negócios que a celebração do aniversário da cidade proporciona", concluiu.
Fonte: COSTA OESTE NEWS