Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Rádio Itaipulândia 92,3 FM

92,3 FM

Rádio Itaipulândia

Veja todas as Rádios

Foz do Iguaçu amplia cirurgias eletivas com reforço do Governo do Estado

Novo contrato do Programa Opera Paraná amplia atendimentos no Poliambulatório/CIS, garante mais leitos, exames e especialidades, e prepara o município para receber novo hospital.

  • 19/02/2026
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Foz do Iguaçu amplia cirurgias eletivas com reforço do Governo do Estado

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, esteve em Foz do Iguaçu nesta quarta-feira (18) para anunciar o fortalecimento do contrato do Governo do Estado por meio do Programa Opera Paraná. A medida dobra a capacidade de atendimentos e cirurgias eletivas no Poliambulatório, onde funciona o CIS – Centro Integrado de Saúde.

Com o novo contrato, será possível ampliar significativamente a oferta de cirurgias eletivas, com destaque para as especialidades de otorrinolaringologia e ginecologia. E mais com a ampliação os casos de traumas leves das UPA’s já estão sendo encaminhados ao CIS, desafogando a espera por leitos hospitalares e otimizando o fluxo de atendimento na rede municipal.

Desde a adesão ao programa, o Poliambulatório já realizou 22.200 cirurgias e 93.600 atendimentos ambulatoriais especializados, sendo 20% somente de estrangeiros como paraguaios e argentinos. Com a ampliação, estão previstas 7.930 consultas, 21 mil exames e 2.050 cirurgias adicionais, além do aumento no número de leitos que passou de 27 para 47 e chegará a 65.

O prefeito, General Silva e Luna, destaca que o município vive um novo momento na saúde pública. “Essa parceria com o Governo do Estado traz investimentos concretos, amplia nossa estrutura e prepara o município para um futuro ainda mais robusto, com a perspectiva de um novo hospital. Estamos trabalhando para que o cidadão seja atendido aqui, com qualidade e rapidez,” destacou.

A estrutura também será reforçada com novos equipamentos, como aparelho de ressonância magnética, complementando a estrutura já existente com tomografia, ultrassom e raio-X, permitindo absorver pacientes que antes precisavam buscar atendimento em outras unidades, inclusive nas UPAs.

O secretário municipal de saúde, Fábio de Mello, a ampliação representa um avanço histórico para a cidade. “Além de aumentar especialidades como otorrino e ginecologia, conseguimos garantir que casos de trauma sejam atendidos no CIS, evitando sobrecarga nas UPAs. É mais eficiência, mais dignidade e mais cuidado com a nossa população,” afirmou.

O Programa Opera Paraná é uma iniciativa do Governo do Estado com investimento superior a R$ 1,3 bilhão para agilizar e reduzir a fila de espera por cirurgias eletivas em todo o Paraná. A ação integra hospitais públicos e privados contratualizados, ampliando o volume de procedimentos, incluindo cirurgias pediátricas e de especialidades, com média de espera de 65 dias.

Na macrorregião Oeste que abrange 94 municípios, incluindo Foz do Iguaçu, o programa já ultrapassou 370 mil cirurgias eletivas no primeiro semestre de 2025. Para 2026, o plano prevê ainda a implantação de um novo hospital na cidade, integrando o maior pacote de investimentos em saúde da história do Paraná.

O secretário de estado da saúde, Beto Preto, afirmou que Foz tem uma demanda diferenciada por conta a geolocalização. “Estamos fortalecendo o Opera Paraná em Foz porque reconhecemos a importância estratégica do município para toda a região Oeste. Com esse novo contrato, dobramos a capacidade de cirurgias eletivas, ampliamos leitos e garantimos mais resolutividade. Nosso compromisso é reduzir filas e levar atendimento de qualidade cada vez mais perto das pessoas,” disse o secretário.

A iniciativa busca ampliar leitos, reduzir filas de espera, descentralizar atendimentos e diminuir a necessidade de deslocamentos para outras regiões, fortalecendo a estrutura de saúde no próprio município.

Fonte: Assessoria

Autor do post