Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Rádio Itaipulândia 92,3 FM

92,3 FM

Rádio Itaipulândia

Veja todas as Rádios

São Miguel do Iguaçu tem mais de 360 vagas de emprego abertas; veja como se candidatar

Município ocupa a 24ª posição no ranking estadual de empregabilidade; setor de proteína animal lidera as contratações, mas falta de escolaridade ainda é barreira para candidatos.

  • 22/01/2026
  • Foto(s): Ilustrativa
  • Região

O mercado de trabalho em São Miguel do Iguaçu vive um momento de forte aquecimento no início de 2026. Segundo a Agência do Trabalhador (Sine) do município, há mais de 360 vagas de emprego disponíveis nesta semana. O volume de oportunidades coloca a cidade em 24º lugar no ranking de geração de empregos entre os 399 municípios do Paraná e na primeira posição entre cidades de porte semelhante.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Valcir Teixeira, o saldo de contratações é positivo. "Em 2025, já tivemos quase 800 pessoas inseridas no mercado de trabalho. A perspectiva para os próximos anos é de crescimento ainda maior devido aos investimentos industriais na região", afirmou.

Setores em destaque

O carro-chefe das contratações é o setor de proteína animal, com grandes frigoríficos como Friella, Lar e Friimesa demandando mão de obra constante. No entanto, as oportunidades se estendem por diversas áreas:

Serviços e Comércio: Assistente de mídias sociais, atendente de lanchonete, camareira, frentista e operador de caixa.

Indústria e Operação: Soldador, tapeceiro, jardineiro, motorista de caminhão e operador de retroescavadeira.

Administrativo e Educação: Auxiliar para jovem aprendiz, gerente de RH e professor de ensino superior.

Escolaridade é o principal entrave

Apesar da abundância de vagas, a servidora Sandra, do Sine, alerta para uma dificuldade crescente: a baixa instrução dos candidatos. Muitos jovens que buscam o primeiro emprego não concluíram o ensino médio, requisito básico para a maioria das empresas.

"A maior dificuldade hoje é o grau de instrução. Muitas vagas, como as de caixa em mercados, exigem ensino médio completo. Orientamos que as pessoas voltem a estudar, utilizando programas como o EJA (Educação para Jovens e Adultos), para que possam progredir na carreira", explicou Sandra.

Qualificação Gratuita

Para ajudar a preencher o perfil técnico exigido pelas empresas, a prefeitura aposta na Escola do Trabalho. Para 2026, estão previstos cursos gratuitos em áreas como informática, oratória, técnicas de vendas e gestão administrativa. O objetivo é capacitar os moradores para lidar com as novas tecnologias e sistemas operacionais cada vez mais presentes no dia a dia das empresas.

Serviço

Os interessados devem procurar a Agência do Trabalhador de São Miguel do Iguaçu, localizada ao lado do Banco do Brasil. É necessário levar documentos pessoais e currículo para atualização cadastral.

 

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post