Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Rádio Itaipulândia 92,3 FM

92,3 FM

Rádio Itaipulândia

Veja todas as Rádios

Prefeitura de Foz do Iguaçu participa de operação emergencial de desembarque de migrantes haitianos

Município atuou de forma articulada com órgãos competentes, acompanhando o desembarque e prestando apoio pontual às pessoas que necessitaram permanecer temporariamente na cidade.

  • 29/12/2025
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Prefeitura de Foz do Iguaçu participa de operação emergencial de desembarque de migrantes haitianos

Foz do Iguaçu recebeu na última sexta-feira (26), 171 migrantes haitianos que desembarcaram no Aeroporto Internacional do município em um voo particular de caráter emergencial. A maioria do grupo tem como destino final as cidades de Curitiba (PR), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS) e Campinas (SP). Apenas três pessoas, entre elas uma gestante permaneceram temporariamente em Foz para regularização documental junto à Polícia Federal antes de seguirem viagem.


Desde a confirmação da chegada, a Secretaria Municipal de Assistência Social mobilizou de forma imediata diferentes secretarias e órgãos municipais, que atuaram diretamente no acolhimento e no suporte aos migrantes. As pessoas que precisaram permanecer na cidade foram encaminhadas à Casa de Passagem do município, onde receberam abrigo, alimentação e acompanhamento social.

A administração municipal também articulou ações com órgãos estaduais e federais responsáveis pelos trâmites legais, migratórios e sanitários, garantindo que todo o processo ocorresse de maneira organizada, segura e humanizada.

Segundo o secretário municipal de Assistência Social, Alex Thomazi, a atuação do município reflete o compromisso histórico de Foz do Iguaçu com o acolhimento. “Foz é uma cidade construída por migrantes e temos como princípio o cuidado com as pessoas. Nossa equipe atuou de forma imediata para garantir abrigo, orientação e dignidade aos haitianos que precisaram permanecer no município até a regularização da documentação”, afirmou.

Mesmo com a comunicação do voo ocorrendo em curto prazo, o município conseguiu estruturar uma resposta rápida e eficiente, reforçando o caráter solidário e humanitário que marca a atuação da gestão pública local.

Em nota a ASHBRA – Associação para a Solidariedade dos Haitianos no Brasil informou que acompanhou diretamente essa operação, envolvendo voo charter internacional proveniente de Cap-Haïtien (Haiti), destinado ao Brasil para o transporte de cidadãos haitianos com visto regular para reagrupamento familiar, concedido pelas autoridades brasileiras competentes.

A operação foi realizada pela empresa aérea Universal Sky Carrier, a partir de contratação efetuada pela Anakaona Agência de Viagens e Turismo Ltda, que acionou a ASHBRA para a recepção organizada e as boas-vindas aos compatriotas, com apoio da organização da sociedade civil no Brasil.

A operação emergencial foi viabilizada com o pouso no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, cuja administração atuou de forma colaborativa, técnica e eficiente, permitindo a organização segura e ordenada do desembarque.

A ASHBRA registra e agradece, de forma expressa, o apoio integral das autoridades brasileiras que atenderam prontamente ao chamado e garantiram a regularidade da operação, a segurança sanitária, o controle migratório e o acolhimento humanitário, notadamente a Polícia Federal, a Receita Federal do Brasil, a ANVISA, a Vigiagro do Ministério da Agricultura e a Prefeitura de Foz do Iguaçu – PR.

Graças à atuação coordenada dessas instituições, foi possível realizar o desembarque de 171 passageiros haitianos, assegurando o cumprimento da legislação brasileira e o respeito à dignidade das pessoas envolvidas.

A ASHBRA reafirma seu compromisso com famílias haitianas e redes de apoio já estabelecidas no Brasil, e que toda a operação esteve orientada pelos princípios da legalidade migratória, do acolhimento humanitário e da transparência institucional.

A Prefeitura de Foz do Iguaçu segue acompanhando a situação e reafirma seu compromisso com o respeito aos direitos humanos, a cooperação institucional e o acolhimento responsável de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Fonte: Assessoria