106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Associação Comercial e Esportiva Turística do Ipiranga (ACETI) deu início à terceira temporada de verão no Terminal Turístico de São Miguel do Iguaçu (PR) em parceria com a prefeitura municipal. A alta procura de visitantes já resultou no esgotamento da maioria dos quiosques para o período do Ano Novo.
Em entrevista concedida ao jornal Costa Oeste News na manhã desta quinta-feira (11), a assessora administrativa da CETI, Eduarda Ribeiro, detalhou as expectativas e os desafios da gestão para a temporada que começou oficialmente em dezembro.
Segundo Eduarda Ribeiro, a procura é alta, com grande número de turistas não apenas de São Miguel do Iguaçu e municípios lindeiros, mas também do Paraná e de países vizinhos como o Paraguai. Para as festividades de fim de ano, a associação optou por efetuar reservas antecipadas dos quiosques, que já estão praticamente todos locados, especialmente aqueles que possuem pia. Para a época do Natal e Ano Novo, foi estabelecido um pacote de no mínimo dez dias para locação dos quiosques. A assessora afirmou que, atualmente, restam apenas poucos quiosques mais simples (sem pia) disponíveis, e as vagas só devem reabrir após janeiro.
As churrasqueiras mais simples (sem cobertura) não são locadas antecipadamente. O uso é liberado por ordem de chegada, para atender aos turistas que desejam passar apenas um ou dois dias na praia. Uma área específica foi preparada para receber motorhomes e trailers, com campistas já instalados desde o início do mês.
A ACETI esclareceu a política de cobrança de taxas no acesso ao terminal, destacando que o valor arrecadado é revertido para a manutenção do local. A taxa cobrada é uma "taxa ambiental", e não um valor por pessoa. O valor é cobrado por veículo. Para veículos de passeio, o custo é considerado um "valor simbólico". Veículos com placa de São Miguel do Iguaçu estão isentos do pagamento da taxa. Quem for acampar por um período (ex: dez dias) paga a taxa ambiental apenas na entrada e ganha a isenção do veículo durante o período de acampamento. Não há restrições quanto a levar alimentos, bebidas (mesmo em garrafas de vidro) ou eletrodomésticos, mas a administração apela à consciência dos visitantes para recolher o lixo e manter o ambiente harmonioso.
A assessora ressaltou que, anualmente, é realizada uma reforma básica no terminal – como pintura e manutenção de piscina e areia – para atender à demanda. No entanto, a principal dificuldade da associação é na contratação de mão de obra para os serviços gerais, especialmente nos dias de pico do final do ano, como Natal e Ano Novo.
Eduarda Ribeiro também fez um alerta sobre um problema recorrente que traz riscos à segurança dos visitantes: o uso de churrasqueiras portáteis em locais inadequados. "O nosso maior problema é as pessoas quererem instalarem churrasqueira ao lado da cachoeira, na beira do redondo. E lá o fluxo de criança é muito grande, o risco de acidente é muito grande," alertou a assessora. A ACETI informou que tem intensificado a sinalização para orientar os turistas sobre as áreas permitidas para evitar acidentes.
Para o fim de ano, a associação preparou uma decoração especial de Natal, que inclui a "casinha do Papai Noel". No dia de Natal, o Papai Noel fará uma pequena carreata e entregará doces às crianças que estiverem no terminal. Para o Réveillon, há a expectativa da realização de um show pirotécnico e negociações para uma atração musical.
A assessora encerrou a entrevista convidando a população a aproveitar o local e solicitando que, para informações (45) , entrem em contato com a administração, que estará no local para orientar os visitantes.
Fonte: Costa Oeste News