Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Rádio Itaipulândia 92,3 FM

92,3 FM

Rádio Itaipulândia

Veja todas as Rádios

II Concurso de Artesanato Sustentável ao Lago de Itaipu premia talentos da região

Ganhadores foram premiados com R$4 mil e visita técnica com foco em comercialização de souvenirs.

  • 10/12/2025
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
II Concurso de Artesanato Sustentável ao Lago de Itaipu premia talentos da região

Os ganhadores de três categorias do II Concurso de Artesanato Sustentável ao Lago de Itaipu foram premiados nesta terça (09), no Mercado Público Barrageiro, em Foz do Iguaçu. O concurso é promovido pelo Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e o Itaipu Parquetec, com parceria da Itaipu Binacional, Adetur Cataratas e Caminhos e Sebrae.

A edição de 2025 foi dividida em três categorias e recebeu trabalhos que destacam criatividade, identidade cultural e compromisso com a sustentabilidade. Nove finalistas foram selecionados, e os vencedores de cada categoria receberam prêmio de R$ 4 mil, além de uma visita técnica a atrativos turísticos de Foz do Iguaçu, com foco na comercialização de souvenirs artesanais.

Para o diretor de Turismo do Itaipu Parquetec, Yuri Benites, a ação reforça o papel da instituição no desenvolvimento regional. Ele destacou que o apoio ao artesanato fortalece o empreendedorismo e agrega valor às experiências turísticas. “Trabalhamos com o artesão na sua produção, trazendo esse olhar de artista e de negócio. Hoje tivemos uma grande festa, com trabalhos avaliados por referências nacionais, mostrando a potência do artesanato do Lago de Itaipu”, afirmou.

A presidente da Adetur Cataratas e Caminhos e diretora técnica do Conselho dos Lindeiros, Sandra Finkler, ressaltou a evolução percebida desde a primeira edição. Segundo ela, os artesãos têm incorporado identidade regional e narrativas locais às peças. “O concurso faz os participantes pensarem de forma sustentável e criarem algo que conte uma história da região. Já percebemos mudanças importantes na qualidade e no uso de temas que fortalecem a venda dos produtos. No próximo ano teremos a terceira edição”, adiantou.

Novas ideias

Na categoria “Criação de artesanato sustentável, utilizando materiais recicláveis”, a vencedora foi Eduarda Maize Weber, com a peça Lindeiros. Ela afirmou que a proposta a motivou a explorar novas possibilidades. “É muito mais valioso quando precisamos pensar fora da caixa. Percebi que consigo fazer mais do que estou acostumada, e já tenho novas ideias para desenvolver”, disse.

Renato Bezerra dos Santos venceu a categoria “Criação de artesanato com materiais industrializados, com certificação de origem e sustentabilidade”, com a peça Lenda das Cataratas. Ele destacou o desafio de trabalhar com materiais diferentes dos que utiliza habitualmente. “Foi um processo de buscar novos materiais e desenvolver a peça, representando a lenda de Naipi e Tarobá. Felizmente, conseguimos conquistar o primeiro lugar”, relatou.

Na categoria “Criação de artesanato com materiais vindos da natureza e que respeitem a retirada sustentável”, o prêmio ficou com Tania Medeiro de Borba Kassem, autora da peça Ipê-amarelo. Ela descreveu o processo como desafiador, especialmente pelas exigências da categoria. “Pensei em algo simples e simbólico. O ipê-amarelo representa a força e a beleza do Paraná. Além do desafio criativo, o mais enriquecedor foi a troca de experiências entre artesãos de todas as cidades lindeiras”, afirmou.

Fonte: Assessoria

Autor do post