Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Rádio Itaipulândia 92,3 FM

92,3 FM

Rádio Itaipulândia

Veja todas as Rádios

Capas históricas do Museu da Imprensa ficam em exposição até domingo

Mostra no Mercado Barrageiro reúne 40 imagens de jornais e publicações, linha do tempo de Foz do Iguaçu desde 1953; visitação é gratuita.

  • 02/12/2025
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Capas históricas do Museu da Imprensa ficam em exposição até domingo

Capas históricas do Museu da Imprensa de Foz do Iguaçu ficam em exposição até domingo, 7, no Mercado Público Barrageiro, com acesso gratuito à população. A mostra reúne 40 imagens de jornais, revistas e outras publicações, uma linha do tempo de Foz do Iguaçu entre 1953 e 2019.

A exposição itinerante, em formato ampliado, integra o projeto lançado no último dia 26. São 21 títulos de publicações impressas na cidade, somando quase 20 mil páginas digitalizadas para pesquisa, consulta, pautas, curiosidades e descobertas, tudo acessível em museudaimprensafoz.com.br.

Uma das capas em destaque é da primeira edição do jornal A Notícia, publicada em 31 de outubro de 1953. O veículo era de propriedade de João Lobato Machado e tinha como gerente Inácio Sottomaior, ambos pioneiros iguaçuenses.

“Nossa cidade está se tornando adulta, crescendo muito”, diz a apresentação do número inaugural, assinada por João Lobato Machado. O texto contextualiza o avanço regional. “Foz do Iguaçu tem que estar, como sempre esteve, na vanguarda, na linha de frente, liderando esse progresso.”

A exposição reúne, entre outros periódicos, capas de O Trabalhador (1959), Mini Informativo (1953), O Jornal de Foz (1970), Informativo Unicon (1979), Nosso Tempo (1980) e Diário da Cidade (1984). Entre as revistas, Cabeza e Escrita, além do livro Retratos, sobre os pioneiros de Foz do Iguaçu.

Visitar essas capas emblemáticas significa mergulhar no tempo, revisitar personagens e acontecimentos e acompanhar a evolução da cidade nas últimas seis décadas. A exposição é um convite a pesquisadores, jornalistas, historiadores, agentes públicos, estudantes, professores e à população em geral, que pode conhecer melhor a história iguaçuense, relacioná-la ao presente e projetar o futuro.

Acervo online

O Museu da Imprensa de Foz do Iguaçu é um projeto da Associação Guatá — Cultura em Movimento, com apoio da Itaipu Binacional. O objetivo é resgatar, preservar e promover o patrimônio histórico e cultural, democratizando a consulta a fontes primárias, ou seja, a história contada pelas páginas dos jornais.

O relicário de Foz reúne mais de 18,6 mil páginas digitalizadas em sua primeira coleção. São 21 títulos lançados desde o longínquo ano de 1953 — primórdio do jornalismo impresso na cidade — até periódicos com circulação em 2018. Vivo, o museu virtual seguirá incorporando novas publicações.

Fonte: Assessoria

Autor do post

Mais lidas relacionadas deste mês

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99827-8200

Cidades relacionadas

Categorias relacionadas