106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Na manhã desta quarta-feira (29), o Soldado Frey, do Corpo de Bombeiros, concedeu entrevista ao Costa Oeste News para falar sobre a prevenção de acidentes aquáticos com a chegada do verão.
O militar ressaltou que a principal preocupação é com a prevenção e que, em casos de emergência, a vocação para o salvamento não é o bastante. "Olha, é importante, mas acima de tudo, o preparo", afirmou. Ele ainda alertou para que pessoas sem treinamento não se arrisquem: "não adentre a água sem conhecimento, ofereça aí um material flutuante para essa pessoa aí na situação, mas não se torne vítima também".
Excesso de confiança e álcool são preocupações
Com a proximidade da temporada de calor, o Soldado Frey apontou os principais fatores de risco. Para os adultos, o grande perigo é o excesso.
"É uma preocupação muito grande sempre é o excesso de todas as maneiras, como o excesso de consumo de bebida alcoólica", disse Frey. O álcool interfere na tomada de decisão. "Muitos ficam corajosos, tentam extrapolar aí os os limites da área de banho, outros ficam valentões", frisou.
O Soldado também alertou contra a tentativa de resgatar objetos que vão para longe na água, como bolas. A natação exige esforço e cansa rapidamente, aumentando o risco de exaustão e afogamento para quem tenta "demonstrar seus seus dotes de natação".
Responsabilidade dos pais
Um ponto enfatizado durante a entrevista foi a responsabilidade dos pais e responsáveis. O Soldado Frey condenou a prática de transferir o cuidado das crianças para os profissionais na praia.
"O guarda-vida em si, ele tá, ele vai estar presente nas praias, mas ele, como nós dizemos, ele não é babá de criança", disse. O militar reforçou que o guarda-vida cuida do balneário como um todo e que a supervisão direta é inegociável. "A responsabilidade é do dos pais ali ou de quem levou essa criança", completou.
Em relação aos equipamentos, ele recomendou cuidado com boias infláveis: "elas não são assim, elas não são de total confiança se você não tiver uma supervisão", pois a criança pode escapar. A regra de segurança, segundo ele, é que a "água no umbigo, sinal de perigo".
Respeito ao trabalho dos bombeiros
Na mensagem de conscientização, o Soldado pediu que a população respeite o trabalho dos profissionais. "Observem o guarda-vida, as placas de orientações. Não afronte o guarda-vida. Ele está ali para te salvaguardar e não para te prejudicar", disse.
O desejo para a temporada, segundo o militar, é que a comunidade aja com "prudência, responsabilidade e cautela" para que se chegue em março com um balanço de: "zero acidente com água".
Fonte: Costa Oeste News