Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Rádio Itaipulândia 92,3 FM

92,3 FM

Rádio Itaipulândia

Veja todas as Rádios

Câmara de São Miguel do Iguaçu aprova saneamento, crédito para Bombeiros e debate mudanças na administração municipal

Sessão contou com a presença de vereadores para votar projetos importantes do Executivo e do Legislativo.

  • 27/10/2025
  • Foto(s): Costa Oeste News
  • Região
Câmara de São Miguel do Iguaçu aprova saneamento, crédito para Bombeiros e debate mudanças na administração municipal

A Câmara Municipal de São Miguel do Iguaçu realizou nesta segunda-feira (27/10), às 16h, a 38ª Sessão Ordinária, contando com a presença de todos os nove vereadores.

Um dos destaques da pauta foi o Projeto de Lei 504/2025, aprovado em 1ª votação, que cria o Conselho e o Fundo Municipal de Saneamento Ambiental. O objetivo é garantir o acesso e a continuidade dos repasses financeiros do Fundo Municipal de Saneamento Básico e Ambiental (FMSBA) ao município, condicionada à habilitação.

Em 2ª votação, foi aprovado o Projeto de Lei 503/2025, que abre um crédito adicional especial por anulação no valor de R$ 75.000,00, destinado à reformas e instalação de placas de energia solar nas instalações do Corpo de Bombeiros.

Também em segunda votação, os vereadores ratificaram o Projeto de Lei 505/2025, que confirma o protocolo de intenções entre o Estado e municípios para a adequação do Consórcio Intergestores Paraná para Assistência Farmacêutica do SUS.

O Executivo apresentou ainda uma série de projetos para leitura inicial, incluindo o Projeto de Lei 507/2025, que altera a Lei da Família Acolhedora, exigindo formação mínima de nível superior para o Coordenador do Programa. O PL 508/2025 disciplina a fórmula de cálculos (PGV) para lançar tributos imobiliários através da classificação de edificações.

Outras propostas em leitura foram o PL 509/2025, para celebrar termo de concessão de uso com a Sociedade Rural, e o PL 511/2025, que autoriza a receber doação de imóvel da União (CMEI Olimpia Pizollo) para regularização de reforma. Por fim, o Projeto de Lei Complementar 015/2025 propõe novos ajustes na estrutura administrativa do Poder Executivo Municipal.

Na pauta de votações, o Projeto de Lei 510/2025, do Executivo, que amplia vagas de Motoristas para atender demandas essenciais, foi aprovado em leitura e 1ª votação.

O Legislativo também teve matéria aprovada em 1ª votação: o Projeto de Lei 498/2025, de autoria de todos os vereadores, que regulamenta a circulação de ciclomotores e bicicletas elétricas nas vias urbanas do município.

O vereador Evandro Ghellere deu entrada no Projeto de Lei 506/2025, que declara de Utilidade Pública a Associação Team Pimenta de Karatê-Do.

A sessão foi encerrada após a protocolização de indicações de melhoria, como a 180/2025, do vereador Wando, solicitando melhorias no Lago Municipal José Christ, e a 181/2025, do vereador Juninho da Saúde, sobre a reformulação do Campo Comercial São Miguel. O vereador Evandro propôs a revitalização asfáltica da estrada SMI-225 (Indicação 182/2025), e Raulique Farias pediu melhoria na calçada da Rua D. José Camargo Barros com Rua Irmã Domitila (Indicação 183/2025).

Ainda houve a entrega de votos de Congratulações ao Pioneiro Roque Ghellere Sobrinho, proposta pelo Vereador Adelar da Rosa.

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post