106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O atendimento a pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em São Miguel do Iguaçu está sendo realizado em um novo local. A Clínica do Autista do município, que hoje já atende mais de 100 crianças, adolescentes e adultos com laudo do SUS, mudou para um espaço alugado pela administração municipal, considerado mais adequado para os serviços.
Em entrevista, a diretora da Clínica, Thiarliane Santos, detalhou as melhorias e os desafios da área.
A Clínica do Autista deixou o prédio da Secretaria de Saúde e agora funciona em uma casa alugada, localizada na Rua Helmuth Henicka, nº 92, próximo à rodoviária.
O atendimento é exclusivo para moradores de São Miguel do Iguaçu que possuam o laudo oficial do SUS.
"Todos que têm o laudo do SUS devem levar até a clínica para iniciar [o processo], mas hoje a gente conta com uma fila porque o número de laudos está aumentando cada dia mais," afirmou a diretora.
Devido à dificuldade de alta por melhora, especialmente na área psicológica, a Clínica adota um protocolo para que a fila de espera possa girar e mais pacientes tenham acesso às terapias:
Primeiro Atendimento: O paciente tem atendimento por 12 meses (um ano), com sessões uma vez por semana.
Retorno à Fila: Após um ano, o paciente retorna à fila de espera.
Segundo Atendimento: Quando é chamado novamente, fica por seis meses em atendimento.
A exceção são as crianças precoces (até 3 anos, 11 meses e 29 dias), que têm prioridade e sobem na fila.
A equipe da Clínica conta com duas psicólogas, duas terapeutas ocupacionais, uma fisioterapeuta, uma nutricionista e uma neuropsicopedagoga. O município está buscando, via credenciamento (PSS), a contratação de um fonoaudiólogo para completar o quadro.
A diretora destacou que o maior projeto para a área é a construção de uma sede própria e definitiva para a Clínica do Autista, com local já escolhido e projeto em fase de planejamento junto à prefeitura.
Fonte: Costa Oeste News