Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Rádio Itaipulândia 92,3 FM

92,3 FM

Rádio Itaipulândia

Veja todas as Rádios

Detran/PR anuncia que estado terá o menor IPVA do Brasil após redução da alíquota

Santin Roveda, presidente do órgão, destaca corte de 45% e fala sobre a expansão do programa 'Poupatempo' no Paraná.

  • 09/10/2025
  • Foto(s): Costa Oeste News
  • Região

O Paraná está prestes a ter a menor alíquota de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) do Brasil. A informação foi confirmada por Santin Roveda, presidente do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR), em entrevista sobre as novidades na gestão de serviços do estado.

O presidente detalhou que a alíquota, que estava em 3,5%, cairá para 1,9%, o que representa uma redução de 45% no valor cobrado do contribuinte.

"É uma redução de 45%, quase metade de corte. Onde o menor IPVA do Brasil que era de 3,5% cai para 1,9%, um compromisso que a gente está implementando, um compromisso do governador e a gente fica muito feliz," afirmou Roveda.

O gestor também destacou o sucesso da iniciativa. "Eu, presidente do Detran, um orgulho falar que a gente vai ter o menor IPVA de todo o Brasil," disse.

Poupatempo e CNH mais barata


Além da redução do imposto, Santin Roveda comentou sobre a expansão do programa "Popatempo" no estado, que centraliza serviços de cidadania como Procon, Detran, Copel, Sanepar e, futuramente, até emissão de passaporte pela Polícia Federal. O programa já foi lançado em Curitiba e se estenderá a 20 pontos do Paraná.

"A gente vai ter em um só lugar daqui para frente assuntos importantes das prefeituras junto com Procon, junto com Detran, junto com Secretaria de Educação, junto com a Copel com a Sanepar," explicou Roveda.

Questionado sobre a possibilidade de extinção dos centros de formação de condutores, o presidente do Detran/PR defendeu a contribuição das autoescolas, mas ressaltou a necessidade de reduzir o custo da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) no país.

"Eu acho caro a carteira de motorista não só no Paraná, mas no Brasil inteiro e acho que é importante e eu batalho também para que a gente reduza e muito esse valor, esse é o meu compromisso," concluiu.

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post