Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Rádio Itaipulândia 92,3 FM

92,3 FM

Rádio Itaipulândia

Veja todas as Rádios

Projeto de lei prevê a criação de voucher para famílias comprarem material escolar no comércio local

Proposta de nº 390/2025 é de autoria do deputado Luis Corti (PSB).

  • 05/09/2025
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Projeto de lei prevê a criação de voucher para famílias comprarem material escolar no comércio local

O deputado estadual Luis Corti (PSB), em agenda com empresários e com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi, reforçou a defesa do Projeto de Lei 390/2025, que institui o Voucher Escolar no Paraná. A proposta busca dar mais autonomia às famílias na compra de materiais e uniformes escolares e, ao mesmo tempo, incentivar o comércio e a indústria dos municípios.

Para o autor do projeto, o modelo considera a vontade da comunidade escolar e atende a uma reivindicação de representantes do setor. “Temos ouvido essa demanda em todos os cantos do Paraná. O que queremos é assegurar o direito de escolha dos pais e permitir que o dinheiro circule dentro das nossas cidades. É bom para quem compra, é bom para quem vende e é ótimo para o Paraná”, destacou.

Na prática, pais e mães poderão adquirir diretamente o que seus filhos necessitam em papelarias e estabelecimentos credenciados pelo governo estadual. A ideia é que o Estado forneça um voucher (vale-compras) aos alunos da rede estadual de ensino. “Hoje estamos presos a uma licitação limitada com 11 itens. Isso cria um monopólio e reduz a liberdade das famílias. Com certeza, esse PL é a esperança de que podemos virar o jogo”, comenta José dos Santos Neto, empresário do ramo de etiquetas e papelaria, de Santo Antônio da Platina.

No Distrito Federal, um programa semelhante já está em prática desde 2019, beneficiando mais de 64 mil alunos. O valor dos créditos por estudante varia de R$ 240 a R$ 320, atendendo exclusivamente beneficiários do Bolsa Família.

A implementação do voucher paranaense foi tema de reunião na Assembleia Legislativa, articulada pelo deputado Luis Corti com o presidente da Casa, Alexandre Curi, além de representantes de grandes empresas e associações do setor de papelarias e artigos escolares. Curi reconheceu a relevância do tema e disse que o projeto deve tramitar com celeridade pelas comissões.

O deputado Luis Corti destacou que a mobilização do setor demonstra confiança no impacto do projeto. “Temos aqui empresários e lideranças que acreditam no Paraná e sabem que essa mudança é transformadora. O Voucher Escolar é uma política que olha para as famílias e para o desenvolvimento econômico dos nossos municípios”, finalizou.

Participaram da reunião:

· Márcia Alves, da ADISPA – Associação dos Distribuidores de Papelaria de São Paulo;

· José dos Santos Neto, empresário do ramo de etiquetas e papelaria, de Santo Antônio da Platina;

· Jean Bianchi, da ABFIAE – Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares, de Curitiba;

· Valdomiro Altrão, contabilista de Curitiba;

· Hélio Nomura, proprietário da Casa China, de Curitiba;

· Cesar Guindani Righi, presidente da ACICAP e diretor da microrregião da CACIOPAR, de Capitão Leônidas Marques;

· Paulo Sérgio dos Santos, representante do grupo de papeleiros de São Miguel do Iguaçu.

Fonte: Assessoria

Autor do post