
106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, mobiliza diversas ações em São Miguel do Iguaçu. O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município está à frente da campanha, que tem como objetivo promover a saúde mental e alertar a população a buscar ajuda.
Em entrevista, o coordenador do CAPS, João Carlos, destacou a preparação da rede de saúde para atender a população. "A rede de saúde, desde as unidades de saúde, o CAPS e o hospital, está preparada para atender e acolher casos de baixo, médio e alto risco, focando na escuta ativa e na identificação de sinais. A família deve estar atenta aos sinais verbais e comportamentais, como o isolamento ou o ato de fazer um testamento, desmistificando a ideia de que quem se mata não avisa."
A assistente social do CAPS e presidente do Grupo Condutor de Saúde Mental de São Miguel do Iguaçu, Carmen Trish, explicou a criação do grupo e as atividades do mês. "O Grupo Condutor de Saúde Mental, um grupo intersetorial criado recentemente, discute políticas de saúde mental", disse. Ela também mencionou as "oficinas das emoções" direcionadas a adolescentes para que possam entender e reconhecer as emoções. Carmen ressaltou que a religiosidade pode ser um fator de bem-estar, mas deve ser complementada com tratamento profissional, como terapia e medicação.
A programação de setembro inclui oficinas em escolas e com idosos, além de ações de conscientização no comércio local. O encerramento está previsto para o final do mês, com um evento que reunirá diversos serviços do município para marcar o final da campanha.
Fonte: Costa Oeste News