Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Rádio Itaipulândia 92,3 FM

92,3 FM

Rádio Itaipulândia

Veja todas as Rádios

Feiras de Foz do Iguaçu: tradição, cultura e oportunidade

Fundação Cultural administra as feirinhas da JK e da Praça Bíblia; outras cinco feiras acontecem em outras regiões da cidade.

  • 16/08/2025
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Feiras de Foz do Iguaçu: tradição, cultura e oportunidade

As feiras livres fazem parte da história e da vida cultural de Foz do Iguaçu. Além de movimentar a economia local, elas aproximam produtores, artesãos e a comunidade, oferecendo produtos frescos, artesanato e gastronomia típica.  Como diz o diretor-presidente da Fundação Cultural de Foz, Dalmont Benites, "as feiras da cidade são muito mais do que espaços de comércio: são lugares de encontro, de troca cultural e de valorização da nossa identidade”. 

Para Dalmont, barracas, produtos, feirantes e visitantes contribuem para contar a história da cidade, fortalecendo o turismo, a economia local e o orgulho da comunidade. “Nosso compromisso na Fundação Cultural é apoiar e organizar essas feiras, garantindo que continuem sendo espaços vibrantes, seguros e inclusivos para todos."

Tradição


Criada em 1984, a Feira da JK é a mais tradicional da cidade. Reúne cerca de 140 feirantes todos os domingos e é ponto de encontro de moradores e turistas. Além dela, a Fundação 

Cultural também administra a Feira da Praça da Bíblia, que é realizada aos sábados de manhã e reúne cerca de 50 feirantes.


Feiras organizadas pela comunidade


Há ainda outras feiras, que não são geridas diretamente pela Fundação Cultural, mas contam com feirantes cadastrados:


Porto Meira – terças, das 8h às 12h30

Vila A – quartas, das 8h às 12h30

Morumbi – quintas, das 8h às 12h30

Vila Iolanda – sextas, das 8h às 12h30

Vila C – em datas e horários definidos pela organização local


Nessas feiras, a gestão é feita por moradores ou associações, e a Prefeitura apenas libera o espaço.


Como se cadastrar


Para atuar como feirante em qualquer uma das feiras de Foz é preciso ter alvará, documento que é emitido após um processo que começa com um cadastrado na Fundação Cultural. O passo a passo é simples:


Solicitar o cadastro na Fundação Cultural. 

Abrir um MEI na ACIFI. 

Pagar a guia no Protocolo Geral. 

Após cerca de 30 dias, o feirante está apto a participar.


Alimentação


Para quem trabalha com alimentação além do alvará também é necessário fazer um Curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos. O curso não é obrigatório para feirantes que comercializam outros tipos de produtos. 


Estrutura adequada


Os feirantes têm direito a um espaço nas feiras e podem atender instalando tendas ou food truck/trailer. É possível trocar de formato (começar com uma tenda e passar a investir em um trailer, por exemplo), mantendo o mesmo alvará. Só não é permitido atuar com as duas modalidades usando um único alvará.


Feiras noturnas


As feiras noturnas, realizadas esporadicamente, são organizadas pela Associação dos Feirantes com o apoio da Fundação Cultural. Quem já tem alvará pode participar. Basta entrar em contato com a Associação pelo telefone (45) 98802-5666.


Em caso de dúvidas, procure a Fundação Cultural de Foz do Iguaçu. O endereço é rua Benjamin Constant, 62 – Centro. Telefone/WhatsApp: (45) 3521-1511.


Venha prestigiar, comprar, vender e fazer parte dessa rede que valoriza a cultura, a economia local e a convivência entre comunidades!

Fonte: Assessoria

Autor do post