
106,5 FM
Rádio Costa Oeste
No último domingo (20/07), a Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu em ação de combate aos ilícitos transfronteiriços no modal rodoviário, durante operação de rotina, encontrou 11,7 quilogramas de substância análoga à maconha prensada. O ilícito estava armazenado em duas malas que eram de um passageiro de um ônibus de linha. O responsável pela carga era um homem brasileiro, residente de Santa Terezinha de Itaipu, que alegou não saber que transportava drogas.
Ao ser questionado, explicou que recebeu R$1.000,00 para transportar a bagagem de Foz do Iguaçu até o destino final, em São Paulo. De acordo com ele, foi informado de que continham apenas aparelhos celulares na bagagem. A abordagem aconteceu na região da Agro Cafeeira, município de Matelândia (PR). Durante a fiscalização no ônibus, foram também identificados e retidos diversos volumes contendo mercadorias caracterizadas como estrangeiras introduzidas irregularmente no território nacional, como perfumes e eletrônicos. Esta apreensão soma o valor aproximado de R$100.000,00 em mercadorias.
O indivíduo foi conduzido à Central de Flagrantes da Polícia Civil em Cascavel (PR). Segundo relato prestado à autoridade policial, ele foi colocado em liberdade há apenas sete dias, tendo sido preso anteriormente pelas equipes da Receita Federal pelo mesmo motivo. As mercadorias foram encaminhadas para a Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu.
Nota-se que a logística de uso dos ônibus de linha interestaduais faz parte de uma organização criminosa que alicia “laranjas” para escoar grandes quantidades de ilícitos sem o respectivo pagamento dos tributos, bem como tráfico de armas e drogas.
A Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu conta com os esforços da Divisão de Fiscalização de Bagagens (Dibag) e da Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho (Direp) nas zonas primárias e secundárias da fronteira, contribuindo constantemente para a segurança e economia nacional em regiões transfronteiriças. A ação reforça o compromisso da Receita Federal com o combate ao tráfico de drogas e ao descaminho na região de fronteira. É resultado de um trabalho realizado com logística e inteligência, em prol da sociedade brasileira.
Fonte: RFB