
106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Itaipu Binacional entregou, nessa terça-feira (20), mais 14 veículos de sua frota a instituições sociais do Paraná, em uma cerimônia realizada na entrada do Centro Executivo da empresa, em Foz do Iguaçu (PR). A ação faz parte do programa Itaipu Mais que Energia e contempla entidades filantrópicas, prefeituras, sindicatos e associações que desenvolvem projetos nas áreas de saúde, cultura, agricultura familiar e inclusão social.
Para muitas dessas organizações, os veículos representam o primeiro e, em alguns casos, o único meio de transporte, transformando a realidade de suas operações. O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, enfatizou o impacto transformador da doação. “Se olharmos pela perspectiva da Itaipu, é apenas a entrega de 14 veículos que não seriam mais utilizados. Mas, para essas entidades, é uma nova realidade”, destacou. “E se não fosse o trabalho voluntário, o que seria da nossa sociedade hoje?”, completou.
Verri explicou que os veículos, entregues com pneus novos, manutenção completa e tanque cheio, atendem a municípios pequenos, entidades assistenciais, igrejas e sindicatos que muitas vezes não têm recursos para adquirir um carro. Ainda segundo ele, desde 2023, a Itaipu optou por doar seus veículos em vez de leiloá-los, beneficiando diretamente comunidades e movimentos sociais. “A missão da Itaipu é produzir energia com forte compromisso socioambiental, investindo em políticas que promovam o bem-estar da população”, afirmou.
Instituições As 14 instituições contempladas são: Cooperativa de Trabalho Portuário do Brasil (Cooport), de Paranaguá (PR); Município de Alvorada do Sul (PR); Associação Habitacional de Interesse Social (Amasmi), de São Miguel do Iguaçu (PR); Casa Familiar Rural de União da Vitória (CFR/PR); Associação de Produtores Orgânicos de Coronel Domingos Soares (Aprocel/PR); Associação de Pequenos Agricultores do Paraná – Apaep de Tibagi (PR); Instituto Federal do Paraná (IFPR)/Campus Palmas (PR); Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo, de Curitiba (PR); Federação dos Trabalhadores Assalariados Rurais do Paraná (Fetarp), de Curitiba (PR); Associação Beltronense de Apoio à Pessoa Autista Inspiradora (Abapai); Cooperativa de Produção Agropecuária Vitória (Copavi), de Paranacity (PR); Escola de Desenvolvimento Humano Casa do Caminho (EDHUCCA), de Apucarana (PR); Associação de Assistência à Mucoviscidose do Paraná – Fibrose Cística (AAMPR), de Curitiba (PR) e Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná, de Francisco Beltrão (PR).
Fonte: Assessoria