
106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A tradicional Festa de São Jorge, padroeiro do distrito de São Jorge, promete movimentar a comunidade no próximo domingo (27). Em entrevista ao programa "Voz da Comunidade", da Rádio Costa Oeste, transmitido na manhã deste sábado (19), organizadores detalharam a programação do evento, que une religiosidade, cultura e confraternização.
A ministra da eucaristia Luzia Dorigon e o líder de jovens David da Silva foram os primeiros a participar. Eles destacaram o significado espiritual do evento, que homenageia São Jorge, um jovem militar cristão martirizado pela fé no século IV. “A imagem de São Jorge representa coragem, fé e determinação. Cada elemento, como o cavalo branco e a espada, carrega um simbolismo profundo para nós”, afirmou Luzia.
A festa começa com uma carreata às 9h30, saindo da casa de João Favareto e conduzindo a imagem do santo até a igreja. Às 10h, será celebrada a missa, seguida da bênção dos cavaleiros, dos alimentos e da comunidade. “Celebrar São Jorge é também viver a espiritualidade no dia a dia”, explicou David.
O presidente da comunidade, José Meneghetti, também participou da entrevista e contou que a estrutura da festa está sendo preparada desde o início do ano. A expectativa é superar as edições anteriores, com a venda de cerca de 220 costelões, além de 300 kg de copa suína e até 600 kg de churrasco bovino — somando quase uma tonelada de carne servida.
Mais de 100 voluntários estão envolvidos diretamente na organização. “Melhoramos as churrasqueiras, estamos com a estrutura pronta. É só marcar na agenda e vir prestigiar”, disse Meneghetti.
A festa também contará com uma rifa que distribuirá R$ 23.500 em prêmios. Neste ano, o número de ganhadores aumentou, tornando a premiação mais dinâmica e abrangente.
Além do caráter festivo e gastronômico, o evento carrega relatos de fé. Devotos relataram milagres atribuídos à intercessão de São Jorge, como livramentos de tiros e acidentes. “São relatos que fortalecem nossa devoção e fazem da festa um momento de profunda conexão espiritual”, completou Luzia.
O grupo de jovens da comunidade também tem papel central na mobilização, promovendo ações semanais e fortalecendo o engajamento dos moradores. “Nosso papel é ser essa força jovem junto da comunidade”, concluiu David.
Fonte: Costa Oeste News