Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Câmara de São Miguel do Iguaçu retoma atividades após o Carnaval com debates sobre salários e combate à dengue

Vereadores discutem equiparação salarial de motoristas e uso de drones no combate ao Aedes aegypti.

  • 05/03/2025
  • Foto(s): Costa Oeste News
  • Região
Câmara de São Miguel do Iguaçu retoma atividades após o Carnaval com debates sobre salários e combate à dengue

A Câmara Municipal de São Miguel do Iguaçu retomou as atividades nesta quarta-feira, 05 de março, após o feriado prolongado de Carnaval, com a presença dos nove vereadores. A 5ª sessão ordinária foi marcada por debates sobre a equiparação salarial de motoristas, o uso de drones no combate à dengue e outras demandas da comunidade.

Equiparação salarial de motoristas

O vereador Anderson Lazzeris (PSD) defendeu a equiparação dos salários dos motoristas com os operadores de máquinas, uma iniciativa que já havia sido discutida quando ele presidia a Câmara. Lazzeris ressaltou que os motoristas colocam as vidas em risco a serviço do poder público e pediu sensibilidade do executivo para atender a essa demanda.

Combate à dengue com drones

O vereador Evandro Ghellere (SOLIDARIEDADE) apresentou uma indicação para a utilização de drones no combate à dengue. Segundo ele, as imagens captadas pelos equipamentos seriam indispensáveis para responsabilizar possíveis proprietários de focos do mosquito Aedes aegypti. Ghellere citou o exemplo de Chapecó, município que já utiliza drones para monitoramento e aplicação de larvicida, com resultados positivos. Ele também destacou que a prevenção da dengue é mais econômica do que o tratamento da doença.

O Projeto de Lei 391/2025, de autoria do vereador Capitão Claudio (União Brasil), foi aprovado em 2ª votação e determina a obrigatoriedade da disponibilização de QR Codes em todas as placas de obras públicas, com o objetivo de facilitar a leitura e a fiscalização das informações das obras por parte da população, promovendo a transparência na gestão pública e permitindo que os cidadãos acompanhem de perto o andamento e os custos das obras, facilitando a fiscalização e o controle social, com informações como tipo de licitação, contratos, prazos de conclusão da obra, valores, aditivos e responsável pela fiscalização.

Outras demandas da comunidade

O vereador Juninho da Saúde (MDB) enfatizou a solicitação de moradores do Distrito de São Jorge para a construção de uma ciclovia a partir do Parque Benevenuto Verona à comunidade.

A presidente da Câmara, Juliane Dandolini (MDB), solicitou ao executivo a construção de um poço artesiano na Linha Isabel.

A próxima sessão está marcada para segunda-feira, dia 10, às 16h30.

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post