
106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Câmara Municipal de São Miguel do Iguaçu retomou as atividades nesta quarta-feira, 05 de março, após o feriado prolongado de Carnaval, com a presença dos nove vereadores. A 5ª sessão ordinária foi marcada por debates sobre a equiparação salarial de motoristas, o uso de drones no combate à dengue e outras demandas da comunidade.
Equiparação salarial de motoristas
O vereador Anderson Lazzeris (PSD) defendeu a equiparação dos salários dos motoristas com os operadores de máquinas, uma iniciativa que já havia sido discutida quando ele presidia a Câmara. Lazzeris ressaltou que os motoristas colocam as vidas em risco a serviço do poder público e pediu sensibilidade do executivo para atender a essa demanda.
Combate à dengue com drones
O vereador Evandro Ghellere (SOLIDARIEDADE) apresentou uma indicação para a utilização de drones no combate à dengue. Segundo ele, as imagens captadas pelos equipamentos seriam indispensáveis para responsabilizar possíveis proprietários de focos do mosquito Aedes aegypti. Ghellere citou o exemplo de Chapecó, município que já utiliza drones para monitoramento e aplicação de larvicida, com resultados positivos. Ele também destacou que a prevenção da dengue é mais econômica do que o tratamento da doença.
O Projeto de Lei 391/2025, de autoria do vereador Capitão Claudio (União Brasil), foi aprovado em 2ª votação e determina a obrigatoriedade da disponibilização de QR Codes em todas as placas de obras públicas, com o objetivo de facilitar a leitura e a fiscalização das informações das obras por parte da população, promovendo a transparência na gestão pública e permitindo que os cidadãos acompanhem de perto o andamento e os custos das obras, facilitando a fiscalização e o controle social, com informações como tipo de licitação, contratos, prazos de conclusão da obra, valores, aditivos e responsável pela fiscalização.
Outras demandas da comunidade
• O vereador Juninho da Saúde (MDB) enfatizou a solicitação de moradores do Distrito de São Jorge para a construção de uma ciclovia a partir do Parque Benevenuto Verona à comunidade.
• A presidente da Câmara, Juliane Dandolini (MDB), solicitou ao executivo a construção de um poço artesiano na Linha Isabel.
A próxima sessão está marcada para segunda-feira, dia 10, às 16h30.
Fonte: Costa Oeste News