Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

STI leva arte e educação inclusiva a moradores

Para atender à demanda, o Departamento de Cultura está atuando de forma descentralizada, abrangendo os bairros do município.

  • 16/04/2024
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
STI leva arte e educação inclusiva a moradores

Democratizar o acesso à cultura, em todas as suas manifestações, de forma abrangente a todo cidadão itaipuense, é a proposta de uma ação, desenvolvida pelo Departamento de Cultura de Santa Terezinha de Itapu. Crianças, jovens e adultos do município, portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e/ou com deficiência - de natureza física, mental, intelectual ou sensorial - contam com a oportunidade de se desenvolver, seja em dança, pintura, música e desenho. 

Para atender à demanda, o Departamento de Cultura está atuando de forma descentralizada, abrangendo os bairros do município. “A administração pública viu a necessidade de chegar mais perto dessas pessoas, suas necessidades e dificuldades para ampliar o acesso às artes”, explica a diretora de Cultura de Santa Terezinha de Itaipu, Barbara Del Moro.

Segundo a diretora, o município está se adaptando à esta nova realidade. Professores e funcionários do departamento “estão passando por uma “reformulação” nos métodos de ensino, com o objetivo de atender pessoas com deficiência, levando em conta a necessidade de cada participante dos cursos”, frisou.

Integração da pessoa com deficiência

As oficinas direcionadas a pessoas com deficiência promovem uma integração e aproximação desse público à cultura e, principalmente, ampliaram o universo da pessoa deficiente, reforçando o seu pertencimento à sociedade, como um todo. Para a mãe de uma das alunas do curso de teclado, Jaqueline de Souza Parra, a receptividade dada à filha foi o diferencial. A aluna tem ausência de visão, e tem nas aulas garantia de diversão e interação. “A experiência dela está sendo grandiosa. É muito gratificante o acolhimento que ela recebeu”, agradece.

Angélica da Silva Aguiar também matriculou o filho nas aulas de teclado. A condição do menino é conhecida como Síndrome do X Frágil (comprometimento intelectual, que pode variar desde dificuldades de aprendizagem e problemas de atenção). Segundo ela, o menino tem desenvolvido a parte de memorização, e está visivelmente mais calmo. “Ele gosta muito de teclado, e está sempre pronto para vir para a aula. Isso tem ajudado ele a se desenvolver”, comemora.

Para mais informações sobre os cursos oferecidos, os interessados podem entrar em contato com o Departamento de Cultura, na Rua Manoel Moreira Pena, número 900 (anexo ao CAIC). O telefone é (45) 3190-0480 ou pelo WhatsApp 3541-1690.

Fonte: Assessoria

Autor do post