Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Projeto "Amigos do Eco e do Refúgio em Ação" promove educação ambiental e sustentabilidade em Foz do Iguaçu

Iniciativa do Parque Tecnológico Itaipu e da Itaipu Binacional visa aproximar jovens da cidade às práticas de preservação ambiental e sustentabilidade.

  • 01/04/2024
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Projeto "Amigos do Eco e do Refúgio em Ação" promove educação ambiental e sustentabilidade em Foz do Iguaçu

No Refúgio Biológico Bela Vista, localizado em Foz do Iguaçu, o dia de hoje, 27/03, marcou o início de uma jornada importante para a educação ambiental e sustentabilidade na região. Com o lançamento do projeto "Amigos do Eco e do Refúgio em Ação", uma parceria entre o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e a Itaipu Binacional, centenas de crianças e adolescentes de quatro regiões de Foz do Iguaçu terão a oportunidade de se envolver em atividades educativas voltadas para a preservação do meio ambiente.  

O projeto surge como parte do Convênio de Educação Ambiental, Ciências e Sustentabilidade III, com o objetivo de aproximar os jovens das regiões da Vila C, Porto Meira, Morumbi e Três Lagoas das ações de preservação ambiental e sustentabilidade promovidas pela instituição. Através de uma abordagem lúdica e participativa, o projeto busca conscientizar e engajar os estudantes em temas como tecnologia, energia, meio ambiente, saúde, arte e cultura, todos embasados em metodologias ativas de aprendizagem.   

Durante a cerimônia de abertura, que contou com a presença do Diretor Superintende do PTI, professor Irineu Colombo, e do Diretor de Negócios e Empreendedorismo do PTI, Eduardo Miranda, além de uma das turmas de participantes, foi ressaltada a importância da iniciativa para o desenvolvimento sustentável e incentivo à cultura científica da região.  

Irineu Colombo destacou em sua fala a importância da natureza para a humanidade, inclusive nas soluções desenvolvidas pelas mais diversas profissões. "Nós estamos em um momento em que precisamos revalorizar a ciência e a tecnologia junto com a questão da sustentabilidade. Por isso é de extrema importância que essa nova geração entre em contato com esse tema e se preparem, independente da profissão que escolherem para seguir, para esse olhar de respeito à natureza" afirmou. 

Segundo Josiane Amaral, uma das responsáveis do projeto por parte do PTI, o principal objetivo dessas ações é fazer com que os alunos tenham senso de pertencimento às atividades ligadas à Itaipu, além de entender um pouco mais sobre metodologia científica e proporcionar a reflexão de que todos podem ser pesquisadores. "A gente só cuida do que a gente conhece. Então essa é a nossa metodologia também. Não basta a gente só falar sobre a importância do meio ambiente e da sustentabilidade, a gente também precisa ter esse senso de pertencimento e mostrar para eles na prática" pontuou.  

Na primeira oficina, denominada "Eu, Divulgador Científico", realizada no Refúgio Biológico Bela Vista, as crianças acompanham de perto o horto de plantas medicinais, condimentares, aromáticas e alimentícias entendendo a importância do resgate cultural sobre o uso dessas plantas, além de conhecerem os diferentes tipos de plantas que existem.  

Quem acompanha os alunos no horto e explica cada detalhe nessa imersão de conhecimento é o engenheiro agrônomo da Itaipu Binacional, Lucas Mateus Hass, "Aqui eles têm esse panorama geral para entender também a importância do uso dessas plantas na conservação da biodiversidade local. A gente tem um destaque hoje para as plantas alimentícias não convencionais, visando instigar as crianças conhecerem algumas plantas diferentes e o seu potencial que também pode estar atrelado à alimentação" afirmou. 

Além das oficinas temáticas, que serão realizadas ao longo do ano nas regiões de Três Lagoas, Vila C, Porto Meira e Morumbi e nos espaços educadores do Refúgio Biológico Bela Vista e Ecomuseu, o projeto também pretende aproximar os participantes da pesquisa científica. Estimulando sua participação na Feira de Inovação de Ciências e Engenharias (FIciencias), os jovens terão a oportunidade de apresentar suas ideias criativas e inovadoras relacionadas à ciência e tecnologia.  

Para mais informações sobre o projeto "Amigos do Eco e do Refúgio em Ação", os interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp (45) 3576-7148. 

Fonte: Assessoria

Autor do post