Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Mais de 90% de pais e estudantes estão satisfeitos com a rede estadual de educação

A infraestrutura da escola paranaense é outro ponto positivo, sendo bem avaliada por 91,4% dos alunos do fundamental, 89,4% do médio e 91,4% dos pais ou responsáveis.

Mais de 90% de pais e estudantes estão satisfeitos com a rede estadual de educação

A qualidade da educação da rede estadual do Paraná, considerada a melhor do País em indicador do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), é reconhecida por pais e estudantes. De acordo uma pesquisa, realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas a pedido da Secretaria de Estado da Educação, 96,7% dos estudantes do ensino fundamental e 93,2% dos do ensino médio estão satisfeitos com a qualidade da educação ofertada. Entre os pais, a aprovação é de 94%.

Além desse quadro, a satisfação de pais e alunos com professores, diretores, comunidade, segurança, limpeza e infraestrutura é considerada ótima. A boa avaliação com professores vai de 95,5% entre alunos do ensino médio a 96,4% entre os pais. Entre os professores, a autoavaliação indica satisfação de 90,1%.

A satisfação com diretores, responsáveis pela implementação das orientações pedagógicas, também é bem alta: 96,5% entre alunos do fundamental, 91,3% entre estudantes do médio, 94% entre pais e responsáveis e 92,7% entre professores.

A infraestrutura da escola paranaense é outro ponto positivo, sendo bem avaliada por 91,4% dos alunos do fundamental, 89,4% do médio e 91,4% dos pais ou responsáveis. A limpeza também aparece bem, com 96,5% de aprovação no ensino fundamental, 95,6% no médio e 92,9% entre pais e responsáveis.

A segurança é bem avaliada por 87,4% dos alunos do ensino fundamental, 88,1% do médio, 87,7% entre pais e responsáveis (que também aprovam a presença de policiais nas escolas com 96,7%) e 76,7% entre professores.

Segundo o secretário de Educação do Paraná, Roni Miranda, os números ajudam a guiar as políticas da pasta e são um reflexo da prioridade da gestão pela educação, com investimentos recordes, novos programas e expansão do atendimento a demandas da sociedade, como os colégios em tempo integral e os colégios cívico-militares. "Estamos sempre buscando oferecer a melhor educação possível para nossos meninos e meninas e esses resultados nos motivam a continuar nesse caminho", afirmou.

"Estamos investindo na infraestrutura das escolas, com obras e equipamentos, na formação continuada dos professores, em programas de intercâmbio e na valorização dos profissionais da educação, inclusive com novas leis para garantir bônus financeiro para escolas com alto desempenho, para que todos os alunos do Paraná tenham acesso a uma educação de qualidade", complementou.

Ele também disse que a pesquisa é importante para o monitoramento das novas metodologias aplicadas à rede, como educação financeira, robótica, aulas de programação, expansão de ensino de inglês e implementação de didáticas que agilizam processos de matrícula, registro de classe e controle de evasão, tornando as 2,2 mil escolas mais conectadas à era digital.

A pesquisa foi feita por entrevistas telefônicas, não robotizadas, com 1.515 pais ou responsáveis, 1.511 estudantes do ensino médio, 1.546 estudantes do ensino fundamental, 1.530 professores e 290 diretores. O grau de confiança é de 95%.

Fonte: AEN

Autor do post