Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Vacinação contra dengue atinge 17% de cobertura na primeira semana da campanha

Número é considerado baixo e Saúde pede apoio de toda a sociedade para incentivar a imunização de cerca de 8 mil crianças de 10 e 11 anos, público da primeira etapa da mobilização.

  • 05/03/2024
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Vacinação contra dengue atinge 17% de cobertura na primeira semana da campanha

A campanha de vacinação contra a dengue em crianças de 10 e 11 anos atingiu 17% de cobertura vacinal na primeira semana de mobilização. Desde o dia 28 de fevereiro até o último sábado (02), quando as unidades de saúde estiveram abertas para o dia ‘D’ da atividade, foram aplicadas 1.388 doses do imunizante.  A meta é vacinar 8 mil pessoas nesta faixa etária. 

Assim como em todo o país, a adesão na cidade também é considerada baixa e por isso a Secretaria de Saúde, através do Programa Municipal de Imunização (PMI), pede apoio de toda a sociedade, incluindo igrejas, empresas, meios de comunicação e órgãos de controle social, para a sensibilização da comunidade quanto à importância da vacina. 

“Além do dia D, no sábado, estamos alinhando junto às unidades de saúde estratégias para ampliar a vacinação e conscientizar as famílias a levarem as crianças até as unidades para receberem o imunizante, que é um grande avanço na política pública de saúde”, informou a coordenadora do PMI, Adriana Izuka. 

Essa é a primeira etapa da vacinação contra a dengue, que deve prosseguir para crianças até 14 anos conforme o fornecimento de novas doses pelo Ministério da Saúde. Nesta primeira remessa, o município recebeu 7.909 doses, número correspondente à população na faixa etária de 10 e 11 anos, em Foz do Iguaçu.

O Ministério da Saúde recomenda a aplicação de duas doses, com um intervalo de 90 dias entre elas.

Conscientização

Clovis de Souza Ramos foi um dos primeiros pais a chegar na unidade básica de saúde na Vila Yolanda, no sábado, para vacinar o filho, Luiz Eduardo. 

“Precisamos ser rápidos para evitar que nossos filhos contraíam dengue, todo mundo deveria fazer isso e trazer as crianças e estou vendo pouca adesão. A vacina não pode deixar de ser tomada, é questão de inteligência” pontuou Clovis ao relembrar da onda de fake news e negacionismo que podem ser um dos motivos da baixa adesão em todo o país. 

Importância

A vacinação contra a dengue tem como objetivo a redução das hospitalizações e óbitos decorrentes das infecções pelos vírus. É fundamental o alcance de elevadas e homogêneas coberturas vacinais na população-alvo da estratégia. A vacina protege contra os quatro sorotipos da doença.

De acordo com o último boletim da dengue, desde agosto, início da contagem do ano epidemiológico, já foram notificados 8.531 casos da doença, com 491 confirmações.

Fonte: Assessoria

Autor do post