Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Ganhando o Mundo: 950 alunos da rede estadual já embarcaram para intercâmbio em 2024

Ao todo, entre janeiro e fevereiro, 400 alunos foram para o Canadá, 250 para a Nova Zelândia, 250 para a Austrália e 50 para a Inglaterra.

Ganhando o Mundo: 950 alunos da rede estadual já embarcaram para intercâmbio em 2024

950 alunos da rede estadual de ensino do Paraná já estão em seus países de destino para passar um semestre letivo estudando no Exterior pelo programa Ganhando o Mundo, do Governo do Estado. Os embarques previstos para o primeiro semestre de 2024 se encerraram com a ida de 36 estudantes para a Nova Zelândia no sábado (10). As próximas viagens pelo programa estão previstas para agosto, com a ida de 50 alunos para os Estados Unidos.

Ao todo, entre janeiro e fevereiro, 400 alunos foram para o Canadá, 250 para a Nova Zelândia, 250 para a Austrália e 50 para a Inglaterra. Ao longo do ano serão mil alunos de todas as regiões do Estado vivenciando uma experiência única em um país de língua inglesa.

O programa tem como objetivo proporcionar aos adolescentes uma experiência acadêmica internacional, em que eles podem estudar a língua estrangeira, conhecer as escolas dos melhores sistemas de ensino do mundo e vivenciar o cotidiano de uma cultura diferente.

Os estudantes participantes têm, em média, entre 15 e 16 anos. Para muitos dos adolescentes participantes, o intercâmbio pelo Ganhando o Mundo é a primeira experiência internacional. Para outros, a primeira viagem de avião.

Ao retornarem ao Brasil, o programa também prevê que os alunos compartilhem suas experiências nas suas escolas de origem e repliquem os conhecimentos adquiridos com os colegas.

PROGRAMA – Os mil alunos selecionados para esta fase do Ganhando o Mundo passaram por um processo que envolveu mais de 12 mil inscritos. Para serem selecionados, os jovens precisavam ter uma média acima de 7 e uma frequência superior a 85% das aulas. Entre os alunos qualificados para o programa, a classificação final levou em consideração três critérios: a nota padronizada obtida na Prova Paraná Mais, a quantidade de certificados conquistados na plataforma Inglês Paraná e os certificados de participação como Aluno Monitor.

Ao todo, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, investiu R$ 81,2 milhões nesta edição do Ganhando o Mundo, que é a maior da história. Os recursos englobam a cobertura de todos os custos de viagem, incluindo alimentação, hospedagem, transporte, emissão de vistos e passaportes, passagens aéreas e terrestres, exames médicos, vacinas, seguros-viagem, matrícula, mensalidade da escola no Exterior, materiais didáticos, uniforme e documentação, além de um auxílio de R$ 800,00 mensais no período de intercâmbio.

Nas fases anteriores, 100 estudantes passaram um semestre letivo no Canadá e outros 100 na Nova Zelândia. No segundo semestre de 2023, 40 alunos da rede estadual viajaram para a França para um intercâmbio de seis meses.

Fonte: AEN

Autor do post