Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Governo Federal e Itaipu definem locais das reuniões do G20 em Foz do Iguaçu (PR)

Cidade vai receber reuniões de alto nível nos meses de setembro e outubro de 2024.

  • 07/02/2024
  • Foto(s): Divulgação
Governo Federal e Itaipu definem locais das reuniões do G20 em Foz do Iguaçu (PR)

O Governo Federal e a Itaipu Binacional definiram nesta quarta-feira (7) os locais que sediarão a reunião ministerial do Grupo de Trabalho de Transições Energéticas do G20 e as reuniões da Clean Energy Ministerial (CMI) e da Mission Innovation (MI), em Foz do Iguaçu, de 30 de setembro a 04 de outubro de 2024. Os hotéis Mabu Thermas Grand Resort e Bourbon Cataratas do Iguaçu Thermas Eco Resort foram escolhidos, em consonância com os Ministérios das Relações Exteriores e de Minas e Energia.  

Segundo a chefe do escritório de Itaipu em Brasília, Ligia Leite Soares, as equipes dos ministérios vêm se reunindo frequentemente com integrantes do secretariado da CEM/MI para organizar os detalhes dos eventos e garantir que tudo transcorra de forma tranquila. “Sabemos que o evento é uma prioridade para o Governo Federal em 2024”, lembrou.  

Neste ano, o Brasil ocupa a Presidência do G20 e tem o compromisso de realizar diversas reuniões setoriais que serão coordenadas pelos vários ministérios, culminando com a reunião de Chefes de Estado no final de 2024, na cidade do Rio de Janeiro. 

Além de sediar reuniões preparatórias, a Itaipu também está apoiando o Grupo de Trabalho de Transições Energéticas do G20, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, parte da “Trilha de Sherpas” (leia mais abaixo). Os temas prioritários são: formas de acelerar o financiamento das transições energéticas; a dimensão social da transição energética; e perspectivas de inovação de combustível sustentável. 

“Nada mais adequado do que a Itaipu, que é símbolo de colaboração internacional, de geração de energia limpa e de desenvolvimento regional, sediar um encontro como esse”, avalia o diretor-geral brasileiro da usina, Enio Verri. 

Segundo Lígia Soares, "Itaipu foi escolhida para apoiar este evento por conta da grande contribuição que oferece para a transição energética e por sua liderança no fomento e atuação de programas socioambientais". 

Entenda

O G20 funciona de forma diferente dos organismos internacionais tradicionais, sendo organizado em duas faixas paralelas de atuação, que conversam entre si: a Trilha de Sherpas e a Trilha de Finanças. Durante a presidência brasileira, as duas trilhas têm se aproximado e trabalhado conjuntamente, de forma inédita, desde o início das reuniões do G20. 

Nas duas trilhas existem grupos de trabalho (GTs) temáticos que se reúnem regularmente. Os GTs são formados por representantes dos governos dos países-membros, bem como dos países e organizações internacionais convidadas. 

A Trilha de Sherpas é comandada por emissários pessoais dos líderes do G20, que supervisionam as negociações, discutem os pontos que formam a agenda da cúpula e coordenam a maior parte do trabalho. O sherpa indicado pelo governo brasileiro é o embaixador Maurício Lyrio, secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Itamaraty. 

Além das Transições Energéticas, há GTs com os temas Agricultura, Anticorrupção, Cultura, Desenvolvimento, Economia Digital, Redução do Risco de Desastres, Educação, Emprego, Sustentabilidade Climática e Ambiental, Saúde, Turismo, Comércio e Investimentos, Empoderamento das Mulheres e Pesquisa e Inovação.

Fonte: Assessoria

Autor do post