Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

PF atinge marca recorde em registros migratórios

Número parcial de janeiro já supera os meses de maior movimento migratório na fronteira com o Paraguai. PF reforçou efetivo e estrutura para atender a alta demanda desse ano.

PF atinge marca recorde em registros migratórios

A Polícia Federal superou, nesta semana, o recorde do número de registros migratórios realizados no posto de controle da Ponte Internacional da Amizade. Durante o mês de janeiro, mais de 130 mil registros de entrada e saída do país foram realizados pela PF somente no posto de migração da aduana da PIA, uma marca que coloca a fronteira com uma das mais movimentadas do país.

Nesta quinta-feira (25/01), mais de 131 mil registros migratórios foram realizados somente no posto fronteiriço com o Paraguai. Esta marca coloca a Aduana da Ponte Internacional da Amizade na quarta posição em atendimentos em todo o país.

Para atender esse crescimento substancial do fluxo migratório, a Delegacia da PF em Foz do Iguaçu adotou diversos procedimentos para suportar a alta demanda, sem que gerasse prejuízos aos turistas. 

Uma das medidas adotadas durante esse período de alta temporada foi o reforço no número de atendentes do posto de migração, aumentando a capacidade de atendimento e, consequentemente, reduzindo o tempo de espera para a realização do registro de entrada e saída do país.

O tempo médio de espera para o atendimento tem sido de 18 minutos aproximadamente, conforme monitoramento da própria PF realizado em dias e horários variados (manhã, tarde, noite e madrugada).

Outra medida realizada pela PF foi o investimento em equipamentos e nas campanhas de incentivo do uso do STI Mobile. Os turistas que optarem por utilizar o pré-cadastro migratório on-line (STI Mobile) tem à disposição cabine exclusiva de atendimento e um maior número de equipamentos de leitura para validação do registro migratório. Encontros com profissionais do turismo também foram realizados com o intuito de orientá-los sobre essa nova ferramenta disponibilizada pela PF.

Concomitantemente com o reforço do efetivo e do aumento de equipamentos para os registros de entrada e saída do país, a PF restruturou o sistema de sinalização no posto de migração na aduana da PIA. Foram instaladas placas de identificação e orientação aos turistas, além de faixas explicativas e com qr code para acesso direto ao STI Mobile, agilizando assim o procedimento realizado no posto migratório.

A PF ressalta que monitora constantemente os postos migratórios da tríplice fronteira, uma das principais portas de entrada do país, com o intuito de aperfeiçoar os procedimentos legais e contribuir com demais órgãos e entidades que atuam na região.

A região da tríplice fronteira é uma das mais movimentadas do país em registros migratórios, ficando atrás apenas de São Paulo e do Rio de Janeiro. Os postos de migração de Foz do Iguaçu acumulam mais de 220 mil registros feitos somente neste ano, colocando a região na terceira posição entre número de atendimentos em todo o país. Entretanto, se for comparados somente os registros de entrada e saída terrestre, Foz do Iguaçu é a fronteira mais movimentada do país.

Estas ações implementadas pela Polícia Federal estão embasadas na diretriz institucional de se buscar, constantemente, a eficiência e qualidade no serviço público ofertado, principalmente em uma região que é um dos principais destinos turísticos do país.

Fonte: PF

Autor do post