Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Foz do Iguaçu vai sediar reuniões do G20 em setembro de 2024, anuncia Governo Federal

Cidade será a única no Paraná a ter encontros do grupo em 2024 e também é único munícipio que não é capital a receber trabalhos do G20.

  • 10/12/2023
  • Foto(s): Reprodução
  • Região
Foz do Iguaçu vai sediar reuniões do G20 em setembro de 2024, anuncia Governo Federal

Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, é uma das 13 cidades brasileiras que irão sediar reuniões do "Grupo G20", organização que reúne ministros da economia e presidentes dos bancos centrais das maiores economias do mundo (19 países, União Europeia e União Africana), em 2024.

Na sexta-feira (8) o Governo Federal anunciou o cronograma com as datas e locais onde irão ocorrer os encontros do grupo durante a presidência do Brasil na organização.

Na cidade paranaense, única no estado a receber reuniões do grupo e também único munícipio que não é capital a receber os trabalhos do G20 no próximo ano (veja outras cidades mais abaixo), os encontros irão ocorrer em setembro. Veja a seguir:

23 a 25 de setembro - Inclusão Financeira (GPFI) - reunião de nível técnico ligada ao Ministério da Fazenda (MF)

27 de setembro - GT de Transições Energéticas - reunião de nível ministerial ligada ao Ministério de Minas e Energia (MME).

Os trabalhos do G20 são divididos em duas “trilhas”: a "Trilha de Sherpas" e a "Trilha de Finanças".

O encontro de 27 de setembro será da "Trilha de Sherpas", que é comandada por emissários pessoais dos líderes do G20, que supervisionam as negociações, discutem os pontos que formam a agenda da cúpula e coordenam a maior parte do trabalho.

Já o encontro entre os dias 23 e 25 de setembro serão da "Trilha de Finanças", que trata de assuntos macroeconômicos estratégicos e é comandada pelos ministros das finanças e presidentes dos bancos centrais dos países-membros.

Escolha das cidades-sede

A escolha das cidades em todas regiões do país, conforme comunicado do governo, servem como forma de "descentralização das atividades" com o objetivo de transformar "o G20 em um fórum mais acessível e representativo".

Além disso, segundo o Governo Federal, a eleição das 'cidades-sede' também é estratégia para "fomentar o turismo e o intercâmbio cultural e fortalecer relações bilaterais entre as cidades e as nações participantes".

Foz do Iguaçu fica na região de tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai e possui diversos pontos turísticos, sendo os mais visitados e conhecidos mundialmente, as Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo e Itaipu Binacional, hidroelétrica com maior geração de energia limpa e renovável do planeta.

Durante o mandato de um ano, a agenda do Brasil vai se concentrar em três temas: desenvolvimento sustentável; reforma das instituições multilaterais; e combate à fome, à pobreza e à desigualdade.

As 13 cidades anunciadas como sedes das reuniões do G20 no Brasil em 2024 são:

Brasília (DF);

Belém (PA);

Belo Horizonte (MG);

Fortaleza (CE);

Foz de Iguaçu (PR);

Maceió (AL);

Manaus (AM);

Porto Alegre (RS);

Rio de Janeiro (RJ);

São Paulo (SP);

Salvador (BA);

São Luís (MA); e

Teresina (PI).

Fonte: G1

Autor do post