Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

SUÍNOS: Reaproveitamento dos dejetos viabilizam atividade da bacia leiteira

Equipamento auxilia na diminuição de mão de obra e contribui para sustentabilidade.

Muitas vezes dentro da propriedade, o que faz a diferença é uma dica de qual o melhor equipamento. Especialmente na atividade de suinocultura onde um dos desafios é o reaproveitamento dos dejetos. Foi exatamente isso que mudou a realidade da família Demarchi, ao optar pelo sistema de irrigação carretel.

Para o Produtor Rural, Jaime Demarchi, o reaproveitamento dos dejetos ficou muito mais fácil e prático com a indicação do equipamento adequado. “Nós procuramos a Nutriguaçu pedindo qual seria o melhor equipamento. Aí surgiu a ideia do carretel, que exigiria menos mão de obra e forneceria mais praticidade. Implantamos o sistema e os resultados estão sendo muito positivos. Antes eu tinha que disponibilizar um trator, o espalhador e mais um funcionário. Hoje o trabalho diminuiu muito, pois ligamos a bomba e em pouco tempo a lavoura é irrigada sem ter custo nenhum, considerando também o sistema de geração próprio de energia que temos aqui na propriedade”, cita ele.

É exatamente neste contexto, e com o auxílio do equipamento adequado, que os dejetos de suínos auxiliam na viabilização da atividade da bacia leiteira

Para Demarchi, o ganho na bacia leiteira também é outro ponto positivo. “Com esses dejetos, a gente consegue ter uma alta produtividade com um custo muito baixo, por termos uma disponibilidade muito grande dos dejetos de suínos. Como temos bastante área com pastagem, o resultado foi muito positivo no ganho da produção de leite”, fala Jaime.

Mas afinal, se fosse para tomar a mesma decisão novamente, será que valeria a pena a opção de irrigação com o sistema carretel?

“O equipamento trouxe um retorno muito bom em termos de mão de obra. Eu faria tudo novamente, uma que não podemos contaminar o meio ambiente, e outra que os preços dos fertilizantes estão altos. Eu recomendo, ainda mais para quem tem essa disponibilidade de dejetos, esse equipamento é muito útil e trará resultados muito positivos na propriedade”, finaliza Jaime Demarchi.


Fonte: Costa Oeste News

Autor do post