Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

São Miguel do Iguaçu conquista o título do Campeonato Paranaense Master nas duas categorias

A competição foi realizada no Ginásio de Esportes Joelson Marcelino e contou com a participação de 11 equipes de 8 cidades do Estado.

  • 17/10/2023
  • Foto(s): Assessoria
  • Esportes
São Miguel do Iguaçu conquista o título do Campeonato Paranaense Master nas duas categorias

São Miguel do Iguaçu sediou, entre os dias 12 e 15 de outubro, o 1º Campeonato Paranaense Master de Futsal e conquistou o título nas duas categorias da competição, que foi organizada pela primeira vez na história pela Federação Paranaense de Futebol de Salão (FPFS), com o apoio do Governo Municipal.

As equipes das categorias 45+ e 50+ tiveram campanhas perfeitas e foram campeãs com 100% de aproveitamento na competição. Na categoria 45+, as equipes foram divididas em duas chaves de 3 equipes cada, e na categoria 50+, os cinco times se enfrentaram entre si em grupo único.

A competição foi realizada no Ginásio de Esportes Joelson Marcelino e contou com a participação de 11 equipes de 8 cidades do Estado, compostas por diversos craques que fizeram história no futsal paranaense.


A equipe de São Miguel do Iguaçu foi formada por grandes nomes que fizeram história com a camisa do São Miguel Futsal e/ou no extinto Cavalca e Verona, e também de outros grandes clubes pelo Brasil afora. São os casos de: Tinthiola, Bittar, Jacil, Perdigão, Jota, Paulo Gil, Tanaka, Márcio e o ex-jogador de futebol Alcindo (que atuou no Grêmio, Corinthians, Flamengo e Kashima Antlers-JAP), na categoria 50+, e na categoria 45+: Aladinho (campeão da Série Ouro com o São Miguel), Ricardinho, Marcelinho, Tatu, Tarcísio, Carlos André, Federado, Amarildo e Durão.

A decisão do título nas duas categorias não poderia deixar de ser entre as equipes que foram a hegemonia do futsal paranaense na década de 90: São Miguel e Foz Futsal. Na categoria 45+, São Miguel venceu na final Foz por 4x2. Na categoria 50+, o último confronto foi vencido por São Miguel pelo placar de 3x1.

De quebra, a equipe são-miguelense teve três premiações individuais. Na categoria 50+, o atleta Tinthiola foi o artilheiro, com 10 gols anotados e o goleiro menos vazado foi Jacil, com 05 gols sofridos na competição. Na categoria 45+, Aladinho foi o artilheiro com 11 gols marcados. O goleiro menos vazado foi Brambati, do Foz Futsal, com 07 gols sofridos no campeonato. 

O prefeito Boaventura Motta parabenizou os atletas pela conquista, que engrandece ainda mais o esporte de São Miguel do Iguaçu. “Esses atletas são a inspiração e o modelo para nossos jovens e foram responsáveis por fazer do município uma das cidades de destaque no futsal”, exaltou.

O presidente da FPFS, Anderson de Andrade, destacou a valorização dos atletas que fizeram história e sempre elevaram o futsal paranaense, inclusive com títulos mundiais, e agradeceu o apoio do Governo Municipal. "É mais do que necessário valorizar esses grandes atletas que tiveram uma história maravilhosa e contribuíram muito para o que o futsal tem vivido hoje em dia. Muito obrigado à prefeitura de São Miguel do Iguaçu por todo o apoio para realizar esse primeiro campeonato que reuniu atletas que fizeram história pelo nosso esporte", relatou.

Para o atleta e técnico da equipe de São Miguel, Sandro Alexandre (Tatu), o objetivo foi plenamente atingido. “Além dos títulos, estivemos ainda auxiliando na organização do evento, o que exigiu bastante de toda equipe”, disse.

“Desde que foram formadas nossas equipes master em 2021, os times têm se destacado em todas as competições que participam, e neste campeonato, que foi aqui em São Miguel, não poderia ter sido melhor, com o título nas duas categorias”, destacou o secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Adaltro de Góes.

O atleta da equipe Maringá Master/AFMM, o goleiro Flavinho, fez questão de exaltar a organização do evento e todo o apoio recebido no município. “Muito obrigado pela recepção que tivemos, pelo local, os servidores, tanto do colégio onde ficamos alojados quanto do ginásio, são maravilhosos e nos acolheram muito bem”, agradeceu.

Além dessas conquistas no Paranaense, ao longo destes dois anos da equipe de São Miguel, nas duas categorias, estão ainda: campeões Sul-Brasileiro Master, 3 vezes campeões do Internacional Master, 3 vezes campeões das copas estaduais e campeões dos Jogos Abertos 2023.

A classificação final do Campeonato Paranaense Master foi:


Categoria 45+: 

1- SMI Futsal

2 - Foz Futsal 

3 – Guarapuava Futsal Master

4 – STI / ADEPASTI /SMEL

5 - GTFoods Curitiba Futsal Master

6  - Futsal Master Sarandi


Categoria 50+:

1 - SMI Futsal

2 - Foz Futsal

3 - Maringá Master/AFMM

4 - STI / ADEPASTI /SMEL

5 - Londrina +50 / FEL / BONTEMPO

Fonte: Assessoria

Autor do post