Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Evento alusivo ao ‘Setembro Amarelo’ está sendo realizado nesta sexta (15) na Comunidade Indígena Ocoy

O objetivo da ação é conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o acontecimento.

  • 15/09/2023
  • Foto(s): Costa Oeste News
  • Região

A Comunidade Indígena Avá-Guarani Tekoha Ocoy realiza nesta sexta-feira, 15 de setembro, com o apoio do Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da Secretaria de Saúde, um evento alusivo ao ‘Setembro Amarelo’, no Colégio Estadual Indígena Teko Ñemoingo.

O objetivo da ação é conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o acontecimento, tendo em vista os dados que apontam que a Aldeia Ocoy tem o maior número de pessoas que cometem suicídios entre as comunidades indígenas da região. 


O evento começou às 8h e tem diversas oficinas durante todo o dia, com os seguintes temas: Ansiedade, preocupação e medo; Raiva e suas expressões; Tristeza; Apatia e indiferença; Felicidade e alegria; Tipos de violências; e Identificação Cultural.

Segundo a coordenadora da Equipe Multiprofissional da Saúde, Marijane Bianchin Alves, essa é a oportunidade de criar um vínculo maior com os membros da comunidade e levar ações que auxiliem a comunidade como um todo. “Fomos convidados para colaborar e com muita satisfação queremos mostrar que eles não estão sozinhos e tem toda uma equipe à disposição”, relatou.

A coordenadora convidou toda a comunidade para prestigiar o evento. “Venha participar e mostrar à comunidade que eles não estão sozinhos”, destacou.

Para a secretária de Saúde, Eloni Terezinha Conzatti de Queiroz, setembro é o mês específico de conscientização sobre o suicídio, no entanto, esse assunto precisa ser tratado e cuidado todo dia. “Nossa equipe está atenta a esses assuntos e trabalhando pontualmente onde a necessidade de ação é mais urgente, como no caso, a Aldeia Indígena”, destacou.

Atualmente a Comunidade Indígena Avá-Guarani Tekoha Ocoy possui cerca de 860 moradores.

Fonte: Assessoria

Autor do post